Ondas acustica e ótica

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
Acústica , som e frequência .

Aristóteles recorre as noções de forma matéria . a matéria é o principio indeterminado de que é feito o mundo físico ‘aquilo de que é feito algo “ . o que não coincide exatamente com o que nos entendemos de matéria , na física por se caracterizar pela indeterminação forma é “aquilo que com que um coisa seja o que é “ com essa ideia o mesmo estudou o papelelasticidade do sons assim como ele Galileu , Bacon e Newton estudaram o som assim iniciando a era cartesiana da acústica .
Acústica é o ramo da física que estuda o som e suas propriedades, o som é um fenômeno ondulatório criado por um corpo vibratório que se propaga através de um meio material chegando a um receptor . a acústica estuda o gerador , o meio material e o receptor .
O som pode sepropagar tanto no meio atmosférico quanto em líquidos e em sólidos, suas oscilações harmônicas podem ser ouvidas por um ouvido humano em um intervalo limitado de tempo de frequência entre 20hz até 20000hz.
Galileu iniciou estudos que foram fundamentais para a acústica o mesmo acreditava que o som por si se propagava por ondas em um meio material enquanto Newton estudava análises da velocidade do somfoi Newton que ligou o som a mecânica .
Na física existem dois tipo de ondas .
Onda mecânica se propaga através de um meio material e a onda eletromagnética que se propaga não tendo um meio físico , é gerado por vibrações de natureza elétrica e ou magnética.
Sendo assim o som é uma onda mecânica tridimensional produzido por um corpo vibrante .
A frequência é a ocorrência da flutuação completada pressão em um intervalo de tempo
Ela é dada por (Hz) corresponde o numero de oscilações por segundo, sinais menores que 20hz são infrasons e maiores que 20.000hz são ultrasons.

Nível de pressão sonora .

Mendes afirma que a intensidade de um som depende de sua pressão sonora , todos os sons que ouvimos têm pressões compreendidas entre limites usa-se uma escala logarítmica , segundaGerges , um valor adequando a está escala é log10 chamado de bel, mesmo assim sendo alto usa-se decibel (dB) . 1 Bel = 10 decibéis .

Refração do som .

É a movimentação de frequência do som sobre a densidade do meio transmissor . Sabendo que a densidade do ar varia de acordo com a temperatura , chegamos a conclusão que a velocidade do som é maior no ar quente pois a densidade é maior .(colocar a fórmula )

Difração ;

É a propriedade do curva mento da onda em relação a um obstáculo para chegar até o receptor . Pela difração as ondas contornam o obstáculo criando uma serie de ondas novas. Quando as ondas produzidas de focos diferentes se chocam ocorre a interferência .

Ruídos .

A palavra ruído significa barulho indesejado. Nos dias de hoje o conforto acústico é uma daspreocupações do engenheiro e do arquiteto em seus projetos , até porque o desconforto em excesso causados por esse estimulo . Não afeta somente a audição, mas também o sono , agindo no nosso subconsciente e sobre o sistema nervoso , prejudicando assim a saúde psíquica e mental . o ruído pode ser classificado como continuo , intermitente ou de impacto .
Sua pressão sonora é constante durante umdeterminado tempo .

Isolamento sonoro :

Já vimos que o som é uma onda, e que a mesma transfere energia . Sendo assim , para que o isolamento acústico seja eficaz , montamos a estrutura com materiais que atuam como um absorvente como um sistema de molas , se a frequência da onda incidente for igual a frequência própria do dispositivo ressonante , haverá a máxima transferência de energia ,diminuindo a onda refletida e transmitida pelo objeto em questão. Para a redução da sensação auditiva de um lado para o outro , usa-se :
R= 10log-1 /at
Onde:
R = índice de redução sonora e
at = coeficiente de transmissão.

Tipos de materiais isolantes :

Temos que observar qual o tipo de construção será feita para saber o isolante ideal , alem de observar que tipo de ruído deve ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas e Acústica
  • ONdas e acustica
  • ondas acusticas
  • ondas e acustica
  • Ondas e Ótica
  • Ondas e Otica
  • CONJUNTO DE ACUSTICA E ONDAS
  • Ondas, acustica e tubos sonoros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!