Onda De Suic Dios Atinge Os Ianom Mis

950 palavras 4 páginas
Onda de suicídios atinge os ianomâmis

Neste ano, quatro sanumás, que se diziam livres do feitiço, se mataram

Talita Ribeiro escreve para “O Estado de SP”:

"Não quero voltar a Uauaris para não ter vontade de morrer."

Após duas tentativas frustradas de suicídio, o índio Geraldo Sanumá decidiu permanecer em Boa Vista, capital de Roraima, a mais de duas horas e meia de avião de sua aldeia.

Os sanumás são índios do tronco ianomâmi, uma das etnias mais abundantes no Brasil e cuja reserva ocupa mais de 9 milhões de hectares da floresta amazônica.

Eles vivem em Uauaris, no extremo noroeste de Roraima, na fronteira com a Venezuela, e são vizinhos dos iecuanas. Apesar de não partilharem a mesma cultura e herança lingüística, os dois povos são unidos por uma luta velada contra um "feitiço" que se espalha como epidemia: o suicídio.

De acordo com dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), quatro sanumás se mataram neste ano, num processo que parece ter sido reflexo do quadro endêmico de suicídios ocorrido nos últimos dois anos entre seus vizinhos iecuanas.

A maioria dos casos acontece entre jovens de 12 a 18 anos.

Segundo o missionário Ademir Santos Silva, de 42 anos, que vive em Uauaris desde 1991, o método é quase sempre o envenenamento com timbó, um tipo de cipó tóxico usado para a pesca.

"Eles cavam um buraco na terra, cobrem com uma folha de taioba, esmagam a raiz e vão acrescentando água e misturando, até que ela solte um caldo esbranquiçado, que é o veneno. Depois, tiram a folha com o líquido e bebem", conta Silva.

O missionário diz que o cipó foi trazido da Venezuela com o objetivo de otimizar a pesca e que, uma vez plantado, ele se espalha como uma praga. "Foi com a chegada do cipó que começaram os suicídios", diz.

Motivos banais

Levando em conta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável um caso de suicídio em cada grupo de 10 mil pessoas, a proporção entre os índios é assustadora.

Em 2004, foram registrados oito suicídios

Relacionados