ONCOLOOGIA PEDIATRIA

7163 palavras 29 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM

CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM PROBLEMAS ONCOLÓGICOS

ILHÉUS – BAHIA
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM

CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM PROBLEMAS ONCOLÓGICOS

Trabalho apresentado como requisito para avaliação do IV crédito da disciplina Enfermagem Pediátrica da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz, no semestre 2012.2,

ILHÉUS – BAHIA 2012
1. introdução
No grupo populacional com faixa etária de zero a dezenove anos incidem várias doenças crônicas com maior ou menor prevalência, de acordo com as especificidades de cada faixa etária e região geográfica. Dentre as doenças crônicas infantis, o câncer é o que mais se destaca pela sua alta incidência e repercussões na vida da criança e de sua família (NASCIMENTO et al., 2005).
Cerca de 70% das crianças e adolescentes sobrevivem quando tratadas em centros especializados, e muitas são consideradas curadas. Esse grande progresso nos índices de cura vincula-se a aplicação das bases de tratamento em Oncologia.
Com base no Registro de Câncer por Base Populacional (RCBP), em crianças e adolescentes, observa-se uma predominância dos casos de leucemia, que pode chegar a 45% de todos os casos de tumores pediátricos, seguido de linfomas, com 25%.
O enfermeiro é o profissional mais habilitado e disponível para apoiar e orientar o paciente e a família na vivência do processo de doença, tratamento e reabilitação, afetando definitivamente a qualidade de vida futura.

2. CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM tumores cerebrais
Tumor é um termo que indica aumento anormal de um tecido ou de uma região do corpo humano. Pode ser assustador ouvir este

Relacionados