oncologia

Páginas: 10 (2440 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
INTRODUÇÃO
O ser humano possui células por todos os tecidos, as células normais do corpo vivem, se dividem e morrem de forma controlada, quando as células se proliferam de maneira descontrolada e se dividem sem parar formando tumores no organismo, essas são as chamadas células cancerígenas. Essas células não morrem como as células normais e continuam a se proliferar e a produzir mais célulasanormais.
Essa divisão descontrolada das células é provocada por danos no DNA, o material genético presente em todas as nossas células e que comanda todas as suas atividades, inclusive as ordens para a célula se dividir. Na maior parte das vezes, o próprio DNA detecta e conserta seus erros. Nas células cancerosas, porém, o mecanismo de reparo não funciona. Esses defeitos no mecanismo de reparopodem ser herdados e estão na origem dos cânceres hereditários. Na maioria dos casos, porém, o DNA se altera por causa da exposição a fatores ambientais, entre eles, o fumo, sol, alguns vírus e alimentação.
As células cancerosas geralmente formam uma massa de células com crescimento anormal. Frequentemente, as células cancerosas se desprendem do tumor e se espalham para outra parte do corpo ondepassam a crescer e a substituir o tecido sadio, num processo chamado metástase.
Nem todos os tumores são cancerosos. Os chamados tumores benignos não têm a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo, mas merecem atenção e podem exigir tratamento, dependendo do local onde aparecem.
Os tipos de câncer têm comportamentos diferentes, exigem tratamentos diferentes até mesmo quando se trata decâncer do mesmo órgão. Há cânceres de próstata extremamente agressivos, de progressão rápida e outros menos agressivos, de desenvolvimento lento. Por isso, o tratamento é específico para cada caso.



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ONCOLOGIA

1. CARCINOGÊNESE

As Células e os Tecidos Normais
Os tecidos do corpo humano pode ser dividido em quatro grandes grupos:
Mesênquima – compreende ascélulas do tecido conjuntivo, fibroblastos, ossos e cartilagem, músculos, vasos sanguíneos, e sistema linfático;
Epitelial – células específicas dos diferentes órgãos como pele, intestino, fígado, glândulas, etc;
Reticuloendotelial – são células que na maioria das vezes são provenientes das células precursoras na medula óssea, que dão origem a todas as células sanguíneas;Nervoso – são as células que compõem o sistema nervoso central e do nervoso periférico.

A célula é a menor unidade de matéria viva, ela se reproduz e pode existir de maneira independente. Cada órgão é formado por diversas células diferentes, elas são unidas entre si por estruturas de sustentação intercelulares, cada tipo de célula está adaptada para realizar papéisdiferentes.
Todas as células possuem diferentes características que são fundamentais e garantem sua existência, ou seja, as células possuem um ciclo de vida, mas elas podem se multiplicar através da divisão celular, com exceção das células nervosas, que não se dividem.
A divisão celular garantem a formação de duas células a partir de uma e recebem informações genéticas existentes nas moléculasde DNA dos 46 cromossomos da célula-mãe. Duas etapas são obrigatórias para que o processo de divisão celular aconteça, a Etapa Bioquímica que consiste na duplicação do DNA da célula-mãe e a etapa morfológica, que nada mais é a condução para a formação de duas células-filhas diferentes e contém os 46 cromossomos idênticos ao da célula-mãe.
O processo de renovação das células apresenta um ciclo quesão divididos em quatro etapas e uma quinta fase conhecida como G0, onde as células estão em repouso:

G1 – nessa etapa a célula inicia o processo de divisão, com a ocorrência de síntese do RNA e de proteínas necessárias para a formação do DNA, podendo ser de curta duração para os tecidos de renovação rápida e de longa duração para os tecidos de duração lenta;
S – fase de síntese, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oncologia
  • Oncologia
  • Oncologia
  • Oncologia
  • oncologia
  • Oncologia
  • oncologia
  • Oncologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!