On5trabalho De Avaliacao

1016 palavras 5 páginas
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL Educação a Distância

Disciplina: Psicologia das Relações Humanas
Professora: Andréa Corrêa Santos
Aluna: Marcia Luciana Göergen Reigert

Resolva as questões que seguem referentes aos capítulos 1,2,6,7,9,14 e 15 do livro estudado, “Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia”. Este trabalho deve ser arquivado no portfólio.

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO.

Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
Cotidiano faz nos sentir vivos, a ciência é uma atividade reflexiva. a ciência procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. As teorias cientificas são criadas a partir das experiências vividas no cotidiano.

Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Os conhecimentos que acumulamos no nosso dia-a-dia sobre coisas desenvolvidas sem o uso de estudos ou fórmulas é denominado senso comum, quando atravessamos a rua não precisamos de cálculos para saber a velocidade em que se desloca o veiculo em nossa direção.

Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade.

Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
Senso comum são os conhecimentos e teorias que utilizamos sem precisar de estudo pra isso, já o conhecimento cientifico.

Qual a matéria-prima da Psicologia?
A matéria prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões, visíveis, invisíveis, singulares e genéricas.

O que é subjetividade?
A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural.

Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?
- definir seu

Relacionados