omo você agiria no lugar de Jairo?

369 palavras 2 páginas
A Criare Calçados é uma empresa que quer ser competitiva. Otávio Sampaio, diretor de marketing, está indeciso entre imprimiruma estratégia de integração vertical (desde a produção das matérias-primas até o produto acabado) e uma estratégia de integração horizontal (produzir para uma ampla cadeia de lojas próprias em todo território nacional). Otávio precisa definir o assunto com o presidente da empresa. Quais seriam seus argumentos prós e contras às duas estratégias, se estivesse no lugar de Otávio?

Integração vertical prós O retorno financeiro seria maior, pois não haveriam intermediários na produção, e a empresa poderia dar uma garantia maior no produto pois seria responsável pela qualidade no decorrer de toda produção.
Maior eficiência em produção,compras, distribuição e vendas
A administração da empresa fica mais centralizada sendo assim mais fácil o acesso a todos os setores
Diminuir custos ( já que não há intermediários) e assim dominar novos mercados ,aumento dos lucros.

Integração vertical
Contras
Caberia um maior investimento, haveriam áreas diversas para se controlar então haveria necessidade de mais pessoas especializadas para controlar cada área.
Baixa das margens de lucro, mercado torna-se saturado, diminuição na redução dos custos e empresas passam a procurar novos mercados por meio da diversificação dos produtos.
O desenvolvimento da empresa fica retido somente a uma região, podendo reduzir as vendas.
Tempo maior para produzir.

Integração horizontal
Prós
Serem intermediários agora entre o produto final e o consumidor o preço para o cliente seria mais baixo e a especialização de mão de obra não seria tão diversificada.
A empresa se ampliaria mais no mercado, e juntamente, viriam mais vendas e mais lucros.
Atingir mercados consumidores maiores e diversificados.

Integração horizontal
Contras
são praticamente os prós da outra opção, não poderia garantir a qualidade desde o início da produção.
A administração fica

Relacionados