Omissão

Páginas: 14 (3273 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Atividade II
Filosofia e Ética Empresarial
Omissão

“Aristóteles dizia que o fim último de um bom governo é a felicidade pública”. De que forma os administradores e as empresas podem contribuir para que este fim seja alcançado no âmbito de sua atuação frente à sociedade em geral e às comunidades diretamente afetadas pelas suas atividades, em particular?
O significado da palavra omissãosegundo dicionário é: Ato ou efeito de omitir; falta; lacuna; falta de ação no cumprimento do dever; inércia; desídia, ou seja, ausência de ação, sendo suas sinônimas as palavras: falha; falta; irregularidade; lacuna; lapso e preterição. Entendido a dimensão desse significado e, se “Nas concepções aristotélicas, Ética e Política visam o mesmo fim: a vida virtuosa – o bem viver – e feliz”.
A ética é apredisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre o bem, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, bem como sobre os valores e princípios que inspiram e orientam nossa conduta, buscando a verdade, a prática de virtudes e a felicidade.
Ética empresarial diz respeito aregras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas.
Quando as organizações ou seus administradores se omitem deixam ambos de cumprir com seu dever enquanto cidadãos, logo, estarão sendo injusta, tal injustiça pode ser praticada de diversas maneiras, quando empresas (administradores), corrompem e são corrompidos, quando não lutam por seus direitos, ou quando nãotentam melhorar o local onde está inserida. Vemos ainda situação pior quando administradores usam sua expertise para se infiltrar no governo com a finalidade de obter vantagens para si ou para os seus.
O conceito de bom governo de Aristóteles parece utópico nos dias de hoje, uma vez que temos como parâmetro, políticos e governos que não são comprometidos com a felicidade pública, hoje os gestorespúblicos insistem em confundir o patrimônio público com seu próprio, levando-os a tomarem decisões que nem sempre é para o bem comum e sim defendendo seus próprios interesses. Repetidas vezes vemos publicadas denúncias de desvios, corrupção, ou mau uso do erário público, é claro que não podemos generalizar, pois existem exceções.
Diante do exposto, fica claro que, no que tange a contribuiçãopara um governo ser considerado bom tanto as empresas quanto os administradores poderiam ser mais efetivos, pois, ambos poderiam usar o poder que possuem para: formar opinião isenta ou apartidária, aplicar seus conhecimentos empresariais na máquina pública ou simplesmente não permitir nenhum ilícito nas diversas relações empresas/governo, agindo assim não estariam sendo omissos.

Fonte:
Conteúdoda disciplina de Filosofia e Ética na Administração.

COSTA. Ivonete Lima. Ética, ética Empresarial, Moral E Responsabilidade Social. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/etica-etica-empresarial-moral-e-responsabilidade-social/1700/. Acessado no dia 31/03 /2012,às 09:h 47min.

 PATRICIA COSTA DO NASCIMENTO » 21/03/2012 às 22:54:27
Esta é minha contribuição:
Nos últimos anos asempresas vêm passando por uma bela transformação. Até então estavam voltadas exclusivamente a maximização do lucro, passando agora a assumir uma responsabilidade social.
Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir osinteresses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.
Uma empresa socialmente responsável, além de contribuir com a sociedade, ela pode criar um diferencial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Causalidade na omissão
  • Omissão de socorro
  • Artigo Omissao
  • OMISSÃO DE SOCORRO
  • Omissão e inelegibilidade
  • Omissão de Receita
  • Omissao de corte
  • Teoria da omissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!