Ominidipijalistra

326 palavras 2 páginas
João Lucas 30/11/2014

O Menino Do Pijama Listrado, por João Lucas Sobral
O Menino Do Pijama Listrado é o terceiro livro que leio com um conteúdo bem interessante e que eu gosto muito: Segunda Guerra Mundial. Assim como A Menina Que Roubava Livros e O Diário De Anne Frank, o livro nos faz viajar até o período da guerra envolvendo-nos com o drama dos personagens e o clima nazista da época. Mesmo trazendo essa carga histórica da Segunda Guerra Mundial (tema nada convidativo pra alguns), o assunto foi bem colocado e tornou a leitura bem agradável.

Bruno é o personagem principal da história, um garoto alemão de nove anos de idade, que se vê obrigado a mudar-se da sua cidade Berlim, para um local totalmente desconhecido e desolado. Bruno não sabe nada a respeito do Nazismo, e desconhece qualquer participação da sua família nesse meio (muito menos o envolvimento do seu pai com o Führer no Holocausto). Mas é através da janela do seu quarto que Bruno acaba notando situações bem inéditas (judeus num campo de concentração) e, durante suas explorações nas proximidades da casa ele acaba descobrindo um novo amigo de uma maneira bem intrigante. A partir daí, Bruno e seu novo amigo Shmuel passam a compartilhar realidades bem distintas uma da outra.

A forma de escrita do autor é bem direta e de fácil compreensão. Em nenhum momento a leitura se mostrou cansativa ou algo relacionado, a linguagem é simples e o todo o conjunto é bem elaborado. A única coisa que me decepcionou foi a edição, a parte estética do livro (sim, eu reparo muito nisso).

O livro pode ser indicado pra quase todo tipo de leitor, acredito eu, e vale a pena se envolver com a inocente amizade de Shmuel e Bruno no auge da Segunda Guerra Mundial. O Menino Do Pijama Listrado nos conquista com a ingenuidade de Bruno e nos surpreende com o drama de

Relacionados