OMC e blocos econômicos

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A origem da OMC e os acordos comerciais
O que é a OMC?
A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech.

Quais são os objetivos e funções da OMC?

- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitoscomerciais entre os países membros;
- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;
- Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;
- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.

Como funcionam as reuniões da OMC (rodadas)?
As reuniões da OMC, também chamadas de rodadas, ocorrem detempos em tempos e costumam durar anos. Estas rodadas tem como objetivo principal o estabelecimento de acordos comerciais em nível mundial.

Atualmente, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 149 países (inclusive o Brasil) esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial nomundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais.
Rodada Uruguai
A Rodada Uruguai não transformou o GATT na OMC, mas sim criou a OMC que incorporou o GATT em sua estrutura, como vários outrosacordos. Uma das principais metas da Rodada Uruguai foi a de reduzir os subsídios agrícolas. Houve muita discordância entre União Europeia e Estados Unidos, que foi apoiado pelo Grupo de Cairns, composto por catorze países. Entre eles estavam Argentina, Austrália e Brasil.
A expansão do comércio mundial
O comércio mundial tem crescido muito rápido, desde a Segunda Guerra Mundial, inclusive maisrápido que o produto mundial bruto. A expansão do comércio se deve aos avanços tecnológicos nos meios de transportes e comunicações, que além de terem provocado, podemos dizer o encurtamento das distancias, e portanto reduzindo o tempo gasto para deslocar mercadorias.O Comércio está fortemente restrito aos paises desenvolvidos. O enorme crescimento do comércio internacional ao longo das últimasdécadas foi, não só, a causa principal,como o efeito da globalização. O volume do comércio mundial aumentou vinte vezes desde 1950 até hoje.Este aumento de bens manufaturados ultrapassa o aumento da taxa de produção dessas mercadorias em três vezes.Desse modo, os consumidores em todo o mundo podem agora desfrutar uma vastíssima gama de produtos como nunca.O aumento do comércio internacional impulsionouo crescimento econômico, aumentando as receitas, criando empregos, reduzindo os preços e aumentando os direitos dos trabalhadores. Mas também originou alguns tipos de perturbação econômica, política e social.


Blocos Regionais
Os países podem se organizar como:
Blocos regionais de zona livre de comércio em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou aeliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países-membros. Exemplo: APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
Blocos regionais de União aduaneira além de ser uma Zona de Livre Comércio, resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC). Exemplo: Comunidade Andina de Nações.Blocos regionais de Mercado comum engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países-membros. Exemplo: MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.
Blocos regionais de União econômica monetária estágio mais avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração acima, as nações adotam a mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blocos economicos
  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos
  • Blocos economicos
  • Blocos econômicos
  • blocos economicos
  • blocos economicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!