Ombro2

1763 palavras 8 páginas
Ensaio Iconográfico

Turtelli CM

AVALIAÇÃO DO OMBRO DOLOROSO PELA RADIOLOGIA CONVENCIONAL*
Celso Montenegro Turtelli 1

INTRODUÇÃO A dor no ombro é a segunda causa de queixa de dor no aparelho locomotor, precedida apenas pela dor referida na coluna vertebral. As causas de dor no ombro são várias, mas a maioria delas está relacionada às estruturas situadas entre a articulação glenoumeral e o arco coracoacromial (ACA). A compressão do manguito rotador (MR) e das bursas adjacentes pelos elementos contidos nesse estreito espaço é a causa mais comum de dor no ombro, a chamada síndrome do impacto (SI). A radiografia simples (RX) é o primeiro e principal exame para detectar as causas da compressão extrínseca do MR e orientar o ortopedista, conjuntamente com outros dados, na conduta, que pode ser cirúrgica ou conservadora(1). As causas extrínsecas da SI são devidas às alterações ósseas e/ou ligamentares que causam repetitivos atritos do MR adjacente(2). Elas podem ser divididas em primárias e secundárias (Tabela 1). As causas primárias são decorrentes de anomalias anatômicas congênitas ou adquiridas do ACA, que levam a esforços repetitivos e injúrias, com fadiga do tendão. Essas causas são as mais importantes da dor, degeneração e ruptura do MR. Outros autores(3) acham que fatores intrínsecos também são importantes, principalmente em pacientes não-atletas. Fatores principais Alterações do acrômio: topografia anterior e lateral (esta é menos importante).
* Trabalho realizado no Departamento de Radiologia do Hospital São Domingos, Uberaba, MG. 1. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Chefe do Serviço de Radiologia do Hospital São Domingos. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Celso Montenegro Turtelli. Rua Constituição, 751. Uberaba, MG, 38025110. E-mail: celso@mednet.com.br Aceito para publicação em 25/4/2001.

Anatomia do acrômio: tipo 1 – superfície inferior reta e lisa (menos associada à SI) (Figura 1); tipo 2 – superfície inferior curva e

Relacionados

  • TCC Braço Robótico
    1473 palavras | 6 páginas
  • Plexo braquial
    711 palavras | 3 páginas
  • PLEXAO CERVICAL
    812 palavras | 4 páginas