olmarmi

9694 palavras 39 páginas
1ª PARTE

Paschoal Lemme
(Rio de Janeiro-RJ, 1904 – Rio de Janeiro-RJ, 1997)

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira* Introdução

N
* Publicado originalmente na
RBEP v. 65, n. 150, p. 255-272, maio/ago. 1984.

ão é problema fácil estabelecer-se marcos significativos para delimitar os vários períodos em que se pretende dividir a história da humanidade. Todas as divisões adotadas têm provocado controvérsias.
Geralmente, utiliza-se a própria sucessão dos séculos, tendo como ponto de partida o nascimento de Cristo, considerado o acontecimento mais importante, ao menos para o chamado mundo ocidental e cristão. Numeram-se, então, os séculos, antes e depois desse evento.
A história da humanidade é, porém, um processo contínuo e, nem sempre, o início dos séculos caracteriza-se por acontecimentos decisivos.
Assim, por exemplo, muitos historiadores têm colocado o princípio do século 20 no ano de 1904, no qual verificou-se um fato da maior importância que deveria influir profundamente no curso posterior do processo histórico.

R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 86, n. 212, p. 163-178, jan./abr. 2005.

163

Nesse ano, a França e a Inglaterra, as duas nações mais desenvolvidas da época e tradicionais inimigas, numa reviravolta histórica, firmaram um pacto – a Entente cordiale – com o qual, em aliança com o
Império Russo, prepararam-se para enfrentar a Alemanha de Bismarck, aliada ao
Império Austro-Húngaro.
O mundo vivia então na terceira etapa do regime capitalista – a fase denominada imperialista –, e tratava-se de realizar uma nova partilha do mundo conhecido da época, em busca de matérias-primas para alimentar e desenvolver os parques industriais daqueles dois países, em grande expansão, e de mercados para a venda dos respectivos produtos, ameaçados pela concorrência da Alemanha em ascensão.
Como se sabe, o choque produziu-se violento entre esses dois blocos,

Relacionados