Oliveira732

9231 palavras 37 páginas
MARQUES, H.R., OLIVEIRA, M.C. e CARMO, E.L. Suplementação protéica e energética para bovinos de corte. PUBVET, Londrina, V. 4, N. 4, Ed. 109, Art. 732, 2010.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.

Suplementação protéica e energética para bovinos de corte

Henrique Rodrigues Marques1, Maria Cristina de Oliveira1, Eduardo Lima do
Carmo2
1

Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Rio Verde, Rio Verde, GO.

2

Faculdade de Agronomia, Universidade de Rio Verde, Rio Verde, GO.

RESUMO
No Brasil, as pastagens são consideradas a fonte de alimento mais econômica para a alimentação dos bovinos, e ao considerarmos a pecuária de corte, estima-se que a maioria dos animais abatidos no Brasil seja oriunda de sistemas de produção em pasto. Na última década, uma nova modalidade de suplementação passou a ser utilizada pelos pecuaristas, e se baseia no fornecimento de misturas contendo, além dos nutrientes minerais limitantes, proteínas ou fontes de nitrogênio não-protéico, principalmente no período da seca, momento em que a concentração de proteína presente nas pastagens encontra-se abaixo do teor mínimo exigido para o bom funcionamento ruminal.
Os suplementos protéico-energéticos aumentam o consumo e a digestibilidade de forragens de baixa qualidade, propiciando um aumento no ganho de peso.
No entanto, a produtividade não deve comprometer a sustentabilidade do sistema de produção. Assim, essa revisão de literatura foi realizada com o objetivo de

investigar

as

vantagens

e

desvantagens da utilização de

suplementos protéico e energéticos na alimentação de bovinos em pastejo.
PALAVRAS–CHAVE: bovinos a pasto, nutrição de bovinos, proteinado

MARQUES, H.R., OLIVEIRA, M.C. e CARMO, E.L. Suplementação protéica e energética para bovinos de corte. PUBVET, Londrina, V. 4, N. 4, Ed. 109, Art. 732, 2010.

Protein and energy supplementation to beef cattle

ABSTRACT
The pastures are considered the most economic feeding source to the cattle in
Brazil, and

Relacionados