OLIVEIRA SC Viol Ncia Em Idosos Ap S A Aprova O Do Estatuto Do Idoso Revis O Integrativa

5230 palavras 21 páginas
Artigo de Revisão
Violência em idosos após a aprovação do Estatuto do Idoso: revisão integrativa
Violence in older people after the approval of the Older Adult Statute: an integrative review
Violencia en ancianos luego de la aprobación del Estatuto del Anciano: revisión integrativa
Simone Camargo Oliveira1, Alessandra Cássia Leite2, Luzia Cristina Antoniossi Monteiro3, Sofia Cristina Iost Pavarini4
RESUMO
A violência é considerada um grave problema de saúde pública e o Estatuto do Idoso é um importante instrumento para combater a violência contra o idoso. Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa com objetivo de identificar os principais aspectos da violência física, sofrida pelo idoso após a aprovação do Estatuto do Idoso no Brasil, em 2003. A escolha por esse período baseia-se no fato da aprovação do Estatuto do Idoso ser considerada um marco legal nas políticas públicas.
Foram identificados seis artigos para análise. Os resultados revelam que a família, em geral, é o agente agressor do idoso, e o ambiente doméstico é o local de maior violência, existindo consequências físicas decorrentes da violência. Os cuidados com idosos que sofreram violência englobam serviços de proteção contra violência. Concluímos que a promulgação do Estatuto do Idoso contribuiu para o aumento da consciência e informação em relação à violência contra o idoso.
Descritores: Idoso; Violência; Saúde Pública.
ABSTRACT
Violence is considered to be a serious public health problem and the Older Adult Statute is an important instrument in fighting violence against older people. This study constitutes an integrative review aimed at identifying the main factors regarding physical violence suffered by older people following approval of the Older Adult Statute in Brazil, in 2003. This period was chosen based on the fact that the approval of the Older Adult Statute is considered to be a legal milestone in public policy. Six articles were identified for analysis. Results show that the family is

Relacionados