OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. RAP, Rio de Janeiro 40 (1):273-88, Mar./Abr. 2006. (Resumo)

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS
MESTRADO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO

Disciplina: Orçamento Finanças e Contabilidade Pública Municipais
Aluna:Aerlen Clíssia Freitas da Silva

OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. RAP, Rio de Janeiro 40 (1):273-88, Mar./Abr. 2006.

Otexto de Oliveira (2006) propõe-se a analisar os principais problemas relacionados ao planejamento nos países em desenvolvimento. De início, o autor já adianta que esses problemas estão relacionadosao tecnicismo e à burocracia de formulação, previsão e controle dessas ações, enfatizando que o planejamento deve ser visto como um processo, uma construção, e não apenas como um produto técnicodissociado da ação. No decorrer do texto são mostradas as diferentes maneiras que o planejamento era tratado por diferentes escolas evidenciando seus problemas.
No início, o planejamento era visto tãosomente como uma atividade de fazer planos, envolvendo reuniões, mapas detalhados entre outras ações, assim, se o projeto estava bem elaborado e com o orçamento aprovado, o planejamento havia cumprido asua função. Nesse tipo de planejamento, não se pensava na execução ou no corpo técnico.
Um a visão um pouco mais moderna de planejamento, incluía mecanismos de monitoramento, auditorias e reuniõestécnicas de acompanhamento, porém, ainda assim, muitas vezes o resultado era insatisfatório, pois as condições iniciais mudavam com o tempo.
Nesse sentido, a discussão atual acerca do planejamento giraem torno do processo de direcionamento e fluxo de decisões. Há o grupo que defende o processo top down, isto é, as decisões são tomadas por autoridades que têm um certo controle sobre o processo. Poroutro lado, há o grupo que defende o processo bottom up, ou seja, de baixo para cima, em que leva-se em consideração no fluxo de processo, aquele que são diretamente afetados pela política....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografia planejamento da segurança pública no estado do rio de janeiro
  • Desafios do planejamento no brasil 2006
  • Resumo zagury, tânia. o professor refém rio de janeiro, record. 2006
  • A nova política de segurança pública, o serviço social e o diálogo necessário entre os atores sociais na cidade do...
  • Rio De Janeiro 17 De Mar O De 2015
  • Políticas públicas de produção e gestão de espaços públicos na cidade do Rio de Janeiro
  • Resumo da Criação do Rio de Janeiro
  • Resumo Marcos Oliveira 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!