olitica externa e rivalidade entre paises palestinos

526 palavras 3 páginas
Resumo Política Externa: Política Externa:
+ Questão Christie: Século XIX Brasil estava atrelado aos interesses britânicos. Porém, um pequeno incidente começou confrontos diplomáticos, entre Brasil e Inglaterra.
1º Incidente: Willian Christie quis cobrar 3.200 libras do governo do Brasil, pois um barco Inglês foi naufragado e roubado em um porto gaúcho.
2º Incidente: Piora tudo quando acontece esse novo incidente, dois policiais embriagados foram presos depois de promover uma desordem no Rio de Janeiro.
Por esses dois incidentes, Willian exige que solte os oficiais e puna quem os prendeu, porem D. Pedro não aceita, então Willian tentou uma revanche aprisionando navios brasileiros no porto carioca, por ferir a soberania nacional, o mesmo foi atacado por D. Pedro II.
Para terminar os conflitos, o Brasil chamou Leopoldo para servir de mediador. O mesmo ganhou a causa para o Brasil então, por punição a Inglaterra teve que pedir desculpas para o Imperador Brasileiro. A Inglaterra por ter interesse pela guerra do Paraguai a mesma apresentou pedidos formais de desculpa.

+ A rivalidade entre os países platinos:

O comercio em XIX, era feito por vias marinhas, por isso bacia do prata era importante. Para melhor condição de comercio internacional os ingleses não queriam ninguém usufruindo dela, porem o Uruguai detinha grande parte da mesma, e o Buenos Aires detinha grande parte da mesma, rivalizava interesses brasileiros. No Uruguai existia 2 camadas políticas a que tinha relações com os argentinos ( Partido Blanco ) e os que eram a favor do Brasil ( Partido Colorado ).
Com Manuel Oribe na Presidência, os blancos ficaram na frente. No final de 1850 a disputa entre Buenos aires e suas províncias aflora raivosamente: o general Urquiza coloca-se contra o governo de Rosas e pede apoio brasileiro. Entao o Brasil segue com força e derrota o inimigo partido blanco. Entao o Brasil, em 1864 com a mesma razão, alia-se a Urquiza, invade argentina e derrota Rosas

A

Relacionados