Oligopólio nas indústrias farmaceuticas

Páginas: 16 (3969 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO

O oligopólio é uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, já que um grupo reduzido de empresas comanda os preços de produtos que variam desde remédios a carros e cervejas. O presente trabalho cita de forma abrangente as características predominantes dessa estrutura. As Indústrias Farmacêuticas foram escolhidas como o setor para demonstrar as característicasreferentes ao oligopólio. Temos a histórias de três grandes laboratórios de Goiás como exemplo. Que são eles a Neo-Química, o Laboratório Teuto Brasileiro e a Novafarma. Estas são algumas empresas que comandam a o preço de medicamentos no estado de Goiás, tendo algumas delas alcance nacional.
1.OLIGOPÓLIO

O oligopólio é uma estrutura de mercado que se caracteriza pela existência de um reduzidonúmero de produtores e vendedores, produzindo produtos que são substitutos próximos entre si. A noção fundamental ao oligopólio é a de interdependência econômica. Então, se todos os produtores são importantes, ou possuem uma faixa significativa do mercado, as decisões sobre o preço e a produção de equilíbrio são interdependentes, porque a decisão de um vendedor influi no comportamento econômico dosoutros vendedores. É uma estrutura de mercado que, hoje, prevalece no mundo ocidental (inclusive no Brasil), como, por exemplo, na indústria do transporte aéreo, rodoviário, químico, siderúrgico e de certos tipos de serviço.

1.1 OLIGOPÓLIO – CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

• A existência de indústrias produtoras de bens com um número limitado de concorrentes. Poucos vendedores oferecendo produtosidênticos ou similares
• A interdependência estratégica entre as empresas do sector, na medida em que as decisões tomadas por qualquer um deles possam influenciar a conduta adotada pelos outros.
• Cooperação entre as firmas agindo como monopolista e produzindo uma pequena quantidade de produto e cobrando um preço acima do custo marginal

2.VARIAÇÕES DE OLIGOPÓLIO

2.1CARTEL                                                                                

Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartéis começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seuapogeu no período entre as guerras mundiais. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

2.2 TRUSTE

Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior deinfluência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios. Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890.

2.3 HOLDING

Uma sociedade gestora de participações sociais (conhecida em inglês porholding) é forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo delas (conglomerado). Na holding, essa empresa criada para administrar possui a maioria das ações ou quotas das empresas componentes de determinado grupo de empresas. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes corporações e normalmente visa melhorar a estrutura de capital da empresa ou como parte dealguma parceria com outras empresas.

Existem duas modalidades de holding:
• A pura, quando de/do seu objetivo social conste somente a participação no capital de outras sociedades.
• A mista, quando além da participação, ela serve a exploração de alguma atividade empresarial.



2.4 CONGLOMERADO
Em economia, conglomerado é uma forma de oligopólio na qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indústria Farmacêutica
  • industria farmaceutica
  • industria farmacêutica
  • INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
  • Industrias farmacêuticas
  • industria farmaceutica
  • Industria farmaceutica
  • Industria farmacéutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!