OLIGARQUIA AGRÁRIA E INTERVENÇÃO DO ESTADO DO NORDESTE

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
São muitas as causas da formação da economia não açucareira no Nordeste, a penetração da pecuária nos sertões, movida pelas relações que se estabeleceram, tanto no fornecimento de animais de trabalhona zona açucareira, quanto para a mineração que se deu no interior de Minas gerais, como o fornecimento de carnes às populações litorâneas do Nordeste oriental, foram as fundadoras da economiapecuária.
O charque, carne seca e salgada, que fora utilizada para alimentar os trabalhadores escravos, foi produzida incialmente no Ceará, transferindo-se depois para o Rio Grande do Sul que juntamente coma Argentina detinha o monopólio da produção desse tipo de carne tornando-se os principais fornecedores de charque para o Nordeste.
Esse tipo de economia pecuária, nunca esteve dentro dos padrõesescravocratas, era basicamente uma forma de inserção de homens livres na ordem escravocrata como Maria Sylvia de Carvalho franco descreve. Essa economia deu lugar a uma estrutura social pobre, ondemuitas terras do sertão nordestino sequer foram apropriadas e onde o gado de qualquer um poderia pastar. A pecuária nordestina neste contexto podia ser considerada uma atividade extrativa e não estavapresente em propriedades comunais, os rebanhos eram de propriedade privada onde a terra não era propriedade de ninguém.
A fazenda e o engenho de açúcartinham como objetivo exclusivamente à produção doaçúcar, a força de trabalho era escrava e dedicava-se a essa atividade como também ao serviço pessoal dos barões. O caráter autárquico dessas unidades produtoras eram o resultado das crises cíclicas daprodução, com influência internacional e as formas de acumulação primitiva que mesclavam a atividade de produção do açúcar e as culturas de subsistência. Como consequência da subordinação aos esquemasde reprodução do capital vigentes na região do café, a região algodoeira no estado nordestino passou a ter grande importância na economia. O nordeste agrário, não-açucareiro, começa a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oligarquias agrárias
  • Estados do nordeste
  • Intervenção do estado
  • Intervenção do estado
  • Cultura dos Estados do Nordeste
  • Estados da Região Nordeste
  • Fatores Determinantes da Inadimplência do Crédito Rural PRONAF em áreas de Assentamento de Reforma Agrária no Nordeste do...
  • Intervenção do estado na propriedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!