Olhy

1042 palavras 5 páginas
Física e Química A

8/ 3 / 2012

AL 1.1 - AMONÍACO E COMPOSTOS DE AMÓNIO EM MATERIAIS DE USO COMUM
Certos produtos «lava-tudo» ou limpa-vidros e alguns adubos mencionam a presença de azoto amoniacal na sua constituição, muitas vezes utilizando simplesmente a palavra «amoniacal».
A designação azoto amoniacal refere-se à existência do elemento azoto, sob a forma de amoníaco
(NH3) e/ou compostos de amónio (NH4+). Note-se que os compostos de amónio, como por exemplo o cloreto de amónio, dissociam-se em água libertando o ião amónio:
2
N H 4C (s)   N H 4 (aq )  C


HO

+



(a q )

A designação das duas espécies (NH3 e NH4+) em conjunto justifica-se pelo facto de se poderem transformar uma na outra, o que pode ser descrito por:
NH3  H



 NH 4

NH 4  NH 3  H

+

+



Estamos perante uma reação direta e a respetiva reação inversa
Vantagens dos produtos amoniacais
Quando se aplica um produto de limpeza amoniacal, o amoníaco reage com as gorduras da sujidade originando substâncias solúveis em água. Este fenómeno permite remover facilmente a sujidade. Os constituintes de muitos produtos de limpeza deixam um resíduo que permanece nas superfícies limpas mesmo depois da secagem. Mas o amoníaco é um gás, pelo que quando o produto de limpeza amoniacal seca o amoníaco liberta-se para a atmosfera, sem deixar resíduo.
O azoto é um importante nutriente para a vida vegetal, podendo ser fornecido através de adubos na forma amoniacal (amoníaco ou compostos de amónio) ou na forma nítrica (nitratos). Embora o azoto amoniacal não seja diretamente utilizável pelas plantas, tem a vantagem de ser mais facilmente retido pelo solo.
Os ensaios a realizar permitem detetar a presença de amoníaco (NH3). Mas, se a amostra em estudo contiver apenas o ião amónio (NH4+), ele poderá ser transformado em amoníaco por adição de hidróxido de sódio, NaHO, segundo:




2
N aO H ( s )   N a ( a q )  O H ( a q )


HO



N H

Relacionados