Olhads

476 palavras 2 páginas
Vírus são pragas que nasceram junto com os computadores e seu potencial destrutivo é imenso e comprovado. Vírus já foram tema de filmes e livros famosos, como o filme Independence Day, onde seres alienígenas tentam dominar o planeta e são destruídos com ajuda de um vírus instalado em seu sistema de computadores, e o livro 3001: The Final Odyssey, onde os monolitos negros, prestes a destruir a humanidade, são desativados quando obrigados a rodar programas que resultam em cálculos infinitos.

Com o advento da Internet, a velocidade e facilidade de disseminação dos vírus tornou-se questão de dias ou horas e um punhado de cliques no mouse. Os prejuízos causados por ataques de vírus atingem a casa dos bilhões de dólares e dimensões planetárias. Ninguém, nenhum país e nenhuma empresa está a salvo dos vírus, a não ser que não tenham computadores, ou que estes estejam desligados. É simples assim.

Lançar mão de ferramentas como antivírus e firewalls é imprescindível a fim de manter a segurança, a integridade dos dados e conter o poder destes pequenos programas que, a exemplo dos vírus biológicos, são diminutos e frágeis, mas com poder de dizimação insuperável.
Os Firewalls

Do inglês "porta corta-fogo", os firewalls são programas ou ainda computadores especializados em controlar o acesso a um computador ou grupos de computadores. Os firewalls podem controlar de tudo, desde que usuários podem executar o quê, que dispositivos podem funcionar no computador, até que tipos de acesso o computador pode aceitar da rede ou Internet.

Os firewalls são portanto indicados para evitar tentativas de exploit ou que cavalos de Tróia usem o computador para ataques remotos. Os mecanismos de proteção dos firewalls permitem que um computador fique virtualmente invisível na Internet, impossibilitando que seja invadido. Isso, é claro, desde que o firewall funcione bem.

Tanto os antivírus como os firewalls estão disponíveis para PC’s domésticos, a exemplo do

Relacionados

  • Recepçao
    12258 palavras | 50 páginas
  • Esportes na natureza
    43019 palavras | 173 páginas
  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas
  • Dados
    81762 palavras | 328 páginas