Olha a pose: Uma brev análise do período Vargas a partir das fotografias dos livros didáticos

3342 palavras 14 páginas
Gildivan Francisco das Neves
Luis Carlos de Araújo Sousa
(Universidade Estadual da Paraíba)
José Luciano de Queiroz Aires*

O presente texto tem por objetivo analisar o uso de novas linguagens para o ensino de história, em especial o uso de algumas fotografias que correspondem ao período do governo de Getúlio Vargas. Para tanto, pretendemos discutir metodologias para a leitura desse conjunto imagético que permeia as práticas de ensino, a fim de utilizar tais fotos no ensino da referida disciplina. Autores como Circe Bittencourt, Thaís Nívia, Hobsbawm, Martins são importantes para que possamos construir a nossa narrativa. Neste sentido buscamos a renovação do ensino de história a partir das imagens, propiciando aos estudantes a ampliação de seus conhecimentos, com aulas mais dinâmicas. Tentaremos contribuir para o desvendar das subjetividades presentes nas fotografias e fazer leituras críticas destas.
PALAVRAS-CHAVE: ensino de história; novas linguagens; fotografias.

Atualmente quando se discute sobre educação, uma dos temas frequentes é o desprezo dos discentes com relação às aulas. Quanto à disciplina história a situação é mais complexa, haja vista que esta adquiriu o status de ser chata, repetitiva e sem nenhuma utilidade prática. O que fazer para atrair o interesse dos alunos para as aulas se coloca como uma questão problemática. Tornar uma aula de História atrativa para alunos do ensino fundamental e médio se constitui em um grande desafio, principalmente quando o único material disponível é o livro didático. Para os alunos acostumados no mundo da informática e das mais diversas inovações tecnológicas, parar e ouvir um professor se constitui como uma atitude chata que em nada os interessa.
Ao professor de história cabe planejar aulas que aproximem os alunos da disciplina. Para isto é preciso inovar, utilizar instrumentos que possam despertar a atenção e curiosidade dos alunos. Neste sentido, um dos mecanismos que podem ser utilizados

Relacionados