olga

Páginas: 4 (944 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
Nesse primeiro post, achei que devia publicar algo sobre o que eu chamo de lado "bom" da História, aquilo que me faz ter orgulho do ser humano: pessoas que valem a pena. E pra mim, Olga Benárioé uma delas.

Em 2008 se celebram os 100 anos de nascimento dessa grande mulher, revolucionária e líder que marcou as primeiras décadas da História do século XX.

Olga era judia, comunista ealemã, na época do nazismo. Uma combinação impressionante que basicamente era sinônimo de morte. Mas Olga lutou. Lutou pelo que acreditava. E foi parar no Brasil, para fazer a revolução comunista com LuísCarlos Prestes, o famoso líder brasileiro. A revolução contra o governo de Getúlio Vargas fracassou, e Olga terminou presa e, grávida de 7 meses, foi deportada pelo governo brasileiro -contra todas asleis internacionais- e entregue nas mãos da Alemanha nazista. Na prisão nasceu Anita Leocádia Prestes (a criança da foto), que hoje é professora de História na UFRJ. Prestes ficou 10 anos na prisão,e foi sua mãe, Leocádia Preste, quem mobilizou o mundo e conseguiu recuperar sua neta e evitar sua morte nas mãos nazistas, como aconteceu com Olga.

Abaixo, um resumo mais técnico da História. Alémdisso, recomendo o livro de Fernando Morais, Olga. O filme, de mesmo nome e baseado neste livro, não acho que vale a pena.

"Olga Benário Prestes nasceu em 1908, em Munique, Alemanha. Em 1923,então com 15 anos, ingressa na juventude comunista e cinco anos depois, como tarefa do Partido Comunista da Alemanha, prepara uma espetacular operação militar para libertar o também comunista Otto Braun,então seu namorado, da prisão de Moabit. Após essa ação, Otto e Olga se refugiam na URSS, onde passariam alguns anos.
Nesse período, já conhecida pela sua façanha em Moabit, Olga se torna um grandequadro político-militar da Internacional Comunista. Com excelente formação intelectual e técnica, ela se especializou em paraquedismo e pilotagem de aviões. Por essa destacada atuação, Olga recebeu,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • olga
  • Olga
  • Olga
  • Olga
  • olga
  • Olga
  • olga
  • olga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!