Olfato e paladar de cães

Páginas: 14 (3299 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
Fisiologia do Olfato e Paladar
em Cães e Gatos

Introdução:
Acredita-se que informações essenciais à sobrevivência como comida, predador e parceiro sexual devem ter sido os sinalizadores químicos mais primitivos. Mesmo com a evolução das espécies nos mais variados ambientes, o sentido químico dos animais foi conservado e surgiram formas adicionais da análise da informação química.Além de mediar o sentido olfatório, os receptores químicos proporcionam o sentido da gustação. As informações gustativas e as olfativas são integradas no cérebro juntamente com sensação de textura e temperatura dos alimentos nos proporcionando a impressão final dos alimentos.


1. Olfato

1.1 Introdução:
O olfato é o sentido mais importante nos cães, exercendo função primordial paraestes animais. Os cães utilizam muito mais o sentido do olfato do que os humanos.
O olfato para os cães é tão importante, que três ou quatro minutos após o nascimento, com os olhos e os ouvidos ainda fechados, estes filhotes conseguem, através do faro, encontrar as tetas da mãe. Assim, o olfato auxilia no contato entre mãe e filho, na identificação de situações de perigo e no reconhecimentode fêmeas no cio, sendo fundamental para a reprodução. Há diferenças muito grande, entre as espécies, quanto às dimensões das estruturas olfativas e quanto à capacidade de detectar odores. O cão é citado como capaz de detectar mais odores com várias ordens de magnitude inferiores em concentração do que os que são detectados pelos seres humanos.
Nos movimentos respiratórios normais apenas umaparte do ar chega à mucosa olfativa.
Devido ao farejamento, grande parte das substâncias olfativas chega próximo à mucosa olfativa, de modo que aumenta a capacidade de percepção dos odores. O ar, inspirado profundamente, permanece aprisionado nas cavidades nasais, ao contrário do inspirado através da respiração normal, que é conduzido para os pulmões. As células olfativas encontram-se situadasna área sensorial, denominada mucosa olfativa. A mucosa olfativa é coberta por uma camada de muco, secretado pelas glândulas de Bowman, dentro do qual as moléculas transportadas pelo ar, que criam a sensação de odor, penetram e ficam concentradas de maneira que, mesmo quando as concentrações iniciais são pequenas, o valor limiar é alcançado e o odor é detectado.
No epitélio olfativo estãopresentes aproximadamente, 24 tipos diferentes de células olfativas, assim, existe a probabilidade de percepção de cerca de um milhão de odores. Cada célula olfativa possui entre 100 e 150 cílios, que são protuberâncias na membrana da célula, responsáveis por captar essas moléculas que causam o odor e transmitir esta informação para a célula. Assim, os receptores estão, em sua maior parte, localizadanos cílios das células olfativas. Nos cães estes cílios são mais longos e em maior número do que em muitas outras espécies, aumentando a sensibilidade ou capacidade discriminatória de seu sentido do olfato. Cada célula receptora é um neurônio que transmite as informações olfativas para o bulbo olfativo, que é a parte do cérebro responsável pela interpretação dos odores. (Amici, 2008).


1.2Anatomia:
O Sistema Olfatório consiste em:
- Par de narinas, que são os orifícios externos;
- Narinas internas, as coanas;
- Cavidades Nasais. Estas são regiões mal ventiladas durante a respiração normal, mas ao farejar, aumenta a corrente de ventilação. Quando há uma sensação olfativa nova, há o aumento do diâmetro das narinas e da freqüência ventilatória para melhor explorar o ambiente;
-Nervo Olfatório (I par de nervos cranianos);
- Bulbo Olfatório, que é um dos componentes do rinencéfalo, tem a forma ovóide e repousa sobre a lâmina crivosa do etmóide sob o lobo frontal;
- Órgão Vomeronasal. (Swenson et al., 1993).

1.3 Fisiologia:
O olfato em animais é mediado por vários sistemas sensoriais distintos. Os dois mais importantes são o sistema olfativo principal, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Olfato & paladar
  • Paladar e Olfato
  • Olfato e paladar
  • OLFATO E PALADAR
  • Olfato e paladar
  • Olfato e paladar
  • Trabalho sobre olfato e paladar
  • importância do olfato e paladar juntos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!