oleo diesel

Páginas: 7 (1727 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013

FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Av. Ernani Cardoso, 335/345 – Cascadura – RJ – CEP 21310-310
Tel. 3390.6365 – Fax.: 3390.4528
Internet: http//www.souzamarques.br – e-mail: ftesm@ism.com.br






FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL
SOUZA MARQUES








QUIMICA II




Jefferson de Moraes Nobre









RIO DE JANEIRO
21/09/2013FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Av. Ernani Cardoso, 335/345 – Cascadura – RJ – CEP 21310-310
Tel. 3390.6365 – Fax.: 3390.4528
Internet: http//www.souzamarques.br – e-mail: ftesm@ism.com.br














ÓLEO DIESEL


















CURSO:
Engenharia Mecânica
DATA DA ENTREGA
21/09/2013
TURMA:
E321MPROFESSOR
AIKE COSTA DA SILVA
COMPONENTE

JEFFERSON DE MORAES NOBRE





FOLHA DE AVALIÇÃO



Jefferson de Moraes Nobre




23/09/2013
GQ1 – QUIMICA II
GRAU: ____________
PROFESSOR: AIKE COSTA DA SILVA






1. Introdução

Este trabalho reúne informações relevantes que possibilitam a todos saberem um pouco mais sobre o óleo Diesel, sua produção tipos ecaracterística deste importante combustível.

Espera-se que, a partir da sua leitura, todos possam tirar melhor proveito deste produto, conhecendo melhor suas características de qualidade.













01
2. Resumo

O Óleo Diesel e um combustível derivado do petróleo constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contem átomos de carbono e hidrogênio). Algunscompostos presentes no Diesel, além de apresentar carbono e hidrogênio trazem também enxofre, nitrogênio e compostos metálicos em sua composição.

Sendo um combustível mais “pesado” do que a gasolina, o Diesel apresenta-se com cadeia carbônica de 6 a 30 átomos, como pode ser observado na Tabela 1, que mostra as cadeias carbônicas típicas do óleo Diesel.

Da composição do óleo Dieselparticipam hidrocarbonetos parafínicos, olefinicos e aromaticos.

Produzido a partir do refino do petróleo, o óleo Diesel e formulado através da mistura de diversas correntes como gasóleos, nafta pesada, Diesel leve e Diesel pesado, provenientes das diversas etapas de processamento do petróleo bruto.

A proporção destes componentes, no Óleo Diesel, permite enquadrar o produto final dentro dasespecificações previamente definidas e que são necessárias para permitir um bom desempenho do produto, minimizando o desgaste dos motores e componentes e mantendo a emissão de poluentes, gerados na queima desse combustível, em níveis aceitáveis.










02

3. PRODUÇÃO

A partir do refino do petróleo obtém-se, pelo processo inicial de destilação atmosférica, entre outras, as fraçõesdenominadas de óleo diesel leve e pesado, básicas para a produção de óleo diesel.

A elas podem ser agregadas outras frações como a nafta, o querosene e o gasóleo leve de vácuo resultando no produto conhecido como óleo diesel. A incorporação destas frações e de outras obtidas por outros processos de refinação, dependerá da demanda global de derivados de petróleo pelo mercado consumidor.
O atualmodelo energético brasileiro é apoiado entre outros pontos, no transporte de cargas em motores diesel, por via rodoviária, em detrimento do transporte ferroviário, fluvial ou cabotagem. Isso faz com que o óleo diesel seja o derivado propulsor do refino em nosso país.
Para atender o suprimento do mercado nacional de derivados, com qualidade requerida e com custos competitivos, a Petrobras opera suasrefinarias priorizando a produção de diesel.
De forma a garantir a qualidade de seus produtos, bem como desenvolver melhorias, a Petrobras tem continuamente adequado o seu parque de refino destacando-se a implantação das unidades de hidro tratamento de diesel, processo que permite aumentar a produção de diesel a partir do refino de diferentes tipos de petróleo, reduzindo o seu teor de enxofre....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oleo diesel
  • Óleo diesel
  • oleo diesel
  • Óleo diesel
  • Óleo diesel
  • oleo diesel
  • Oleo diesel
  • Óleo Diesel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!