oleo de soja

Páginas: 8 (1833 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO


PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ÓLEO DE SOJA


A soja que hoje cultivamos é muito diferente dos seus ancestrais, que eram plantas rasteiras que se desenvolviam na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do rio Yangtse, na China.  Sua evolução começou com o aparecimento  de plantas oriundas de cruzamentos naturais entre duas espécies de soja selvagem que foram domesticadas emelhoradas por cientistas da antiga China.
Um dos primeiros registros do grão está no livro "Pen Ts’ao Kong Mu", que descrevia as plantas da China ao Imperador Sheng-Nung. Para alguns autores, as referências à soja são ainda mais antigas, remetendo ao "Livro de Odes", publicado em chinês arcaico.
Até aproximadamente 1894, término da guerra entre a China e o Japão, a produção de soja ficou restritaà China. Na segunda década do século XX, o teor de óleo e proteína do grão começa a despertar o interesse das indústrias mundiais. No entanto, as tentativas de introdução comercial do cultivo do grão na Rússia, Inglaterra e Alemanha fracassaram, provavelmente, devido às condições climáticas desfavoráveis.

A SOJA NO BRASIL

A soja chega ao Brasil via EUA. A primeira referência á sojadata de1882, em um artigo de D’Utra publicado no Jornal da Agricultura. Na década de 1960, foi introduzido no Rio Grande do Sul, em sucessão ao trigo, como opção de cultura de verão. O cultivo do algodão encontrava problema com pragas, em especial o bicudo, e queda do preço pago pela fibra, por causa da entrada de tecidos sintéticos no mercadotêxtil (Abrahão, 1982) e Brasil também iniciava um esforço paraprodução de suínos e aves, gerando demanda por farelo de soja. Em1900-1901 o instituto agronômico de Campinas promoveu 1ª distribuição de semente de soja para agricultores em São Paulo. Nos anos 40 tevecomeço da importância econômica.Em 1966, a produção comercial  de soja já era uma necessidade estratégica, sendo produzidas cerca de 500 mil toneladas no País.
Sua expansão na produção se foi apartir dos anos 70, destaque para a região Centro-Oeste. A explosão do preço da soja no mercado mundial, em meados de 1970, desperta ainda mais os agricultores e o próprio governo brasileiro. O País se beneficia de uma vantagem competitiva em relação aos outros países produtores: o escoamento da safra brasileira ocorre na entressafra americana, quando os preços atingem as maiores cotações. Desdeentão, o país passou a investir em tecnologia para adaptação da cultura às condições brasileiras, processo liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Os investimentos em pesquisa levaram à "tropicalização" da soja, permitindo, pela primeira vez na história,  que o grão fosse plantado com sucesso, em regiões de baixas latitudes, entre o trópico de capricórnio e a linha do equador. Essaconquista dos cientistas brasileiros revolucionou a história mundial da soja e seu impacto começou a ser notado pelo mercado a partir do final da década de 80 e mais notoriamente na década de 90, quando os preços do grão começaram a cair. Atualmente, os lideres mundiais na produção mundial de soja são os Estados Unidos, Brasil, Argentina, China, Índia e Paraguai.
Participação brasileiraexpressiva no mercado mundial de grãos de soja com crescimento a um ritmo de 7% ao ano é o segundo maior produtor mundial de soja perdendo para os Estados Unidos o maior produtor mundial do grão, responderam pela produção de 86,77 milhões de tonelada.
Composição química

Segundo ERICKSON (1987), o grão de soja destinado ao processo de extração do óleo e da parte sólida (torta), tem a seguintecomposição:

Proteína ► 40%
Lipídios ► 20%
Celulose e Hemicelulose► 17%
Açucares ►7%
Fibra bruta► 5%
Cinzas (base seca)► 6%
USO DA SOJA NA ALIMENTAÇAO

A soja é rica em proteínas sendo seu teor protéico é maior do o da carne e ovos, da família Fabacea (leguminosa), é um grão muito versátil que dá origem a produtos e subprodutos muito usados pela agroindústria, indústria química e de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oleo de soja
  • Transesterificação de óleo de fritura e óleo de sója
  • Extração de óleo de soja
  • ANÁLISE DE NITROGENIZAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA
  • processo de industrialização de oleo de soja
  • Saponificação óleo de soja Relatório
  • Degomagem de óleo de soja por ultrafiltração
  • Fabricação de óleo de soja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!