Oleo de babaçu

Páginas: 8 (1776 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
1 - INTRODUÇÃO
1. BABAÇU
1.1. O Babaçu é o fruto de uma palmeira nativa da região norte do Brasil e que apresenta em seu interior várias sementes ou amêndoas de onde é extraído o Óleo de Coco Babaçu.
* Características da planta:
Palmeira elegante que pode atingir até 20 m de altura. Estipe característico por apresentar restos das folhas velhas que já caíram em seu ápice. Folhascom até 8 metros de comprimento, arqueadas. Flores creme amareladas, aglomeradas em longos cachos. Cada palmeira apresenta até seis cachos. Surgindo de Janeiro à Abril. Cresce espontaneamente nas matas da região amazônica, 2.000 frutos anualmente, porém não suporta longos períodos.
* Características do fruto:
Frutos ovais alongados, de coloração castanha, que surgem de agosto ajaneiro, em cachos pêndulos. A polpa é farinácea e oleosa, envolvendo de três a quatro sementes oleaginosas.
* Características do coco babaçu:
Do fruto apenas 6 a 8% são sementes. Destas sementes são extraídos de 65 a 68% de um óleo de cor branca a levemente amarelada. Esta cor vai depender da temperatura, pois o óleo de coco babaçu apresenta-se como uma gordura à temperatura ambiente.“O óleo de Coco babaçu apresenta odor e sabor suave característico”.

2. Aplicações e Utilização do Babaçu.
2.1. O Óleo de Coco Babaçu tem várias aplicações, dentre as quais podemos destacar: indústria cosmética, alimentícia, sabões, sabão de coco, detergentes, lubrificantes, entre outras.
Apesar de demorar a atingir a maturidade e começar a frutificar, do babaçu tudo se aproveita, também comoacontece com a maioria das palmeiras. Especialmente nas economias de subsistência e em regiões de pobreza. Suas folhas servem de matéria-prima para a fabricação de utilitários - cestos de vários tamanhos e funções, abanos, peneiras, esteiras, cercas, janelas, portas, armadilhas, gaiolas, etc.”e como matéria-prima fundamental na armação e cobertura de casas e abrigos.”
O estipe do babaçu,quando apodrecido, serve de adubo; se em boas condições, é usado em marcenaria rústica. Das palmeiras jovens, quando derrubadas, extraise o palmito e coleta-se uma seiva que, fermentada, produz um vinho bastante apreciado regionalmente. As amêndoas verdes - recém-extraídas, raladas e espremidas com um pouco de água em um pano fino fornecem um leite de propriedades nutritivas semelhantes às do leitehumano, segundo pesquisas do Instituto de Recursos Naturais do Maranhão. Esse leite é muito usado na culinária local como tempero para carnes de caça e peixes, substituindo o leite de coco-da-baía, e como mistura para empapar o cuscuz de milho, de arroz e de farinha de mandioca ou, até mesmo, bebido ao natural, substituindo o leite de vaca.

A casca do coco, devidamente preparada,fornece um eficiente carvão, fonte exclusiva de combustível em várias regiões do nordeste do Brasil. A população, que sabe aproveitar das riquezas que possui, realiza freqüentemente o processo de produção do carvão de babaçu durante a noite: queimada lentamente em caieiras cobertas por folhas e terra, a casca do babaçu produz uma vasta fumaça aproveitada como repelente de insetos.

Outrosprodutos de aplicação industrial podem ser derivados da casca do coco do babaçu, tais como etanol, metanol, coque, carvão reativado, gases combustíveis, ácido acético e alcatrão.

2.2. A grande vantagem do babaçu está na sua capacidade de fornecer uma ampla variedade de produtos úteis, pois toda a planta é aproveitada e muitos subprodutos são obtidos.

O fruto fornece uma manteiga vegetalde sabor agradável e de valor nutritivo. As amêndoas podem ser consumidas in natura, como também produzem um óleo rico em ácido láurico que usado em diversos fins: na alimentação humana, na produção de cosméticos, como lubrificante e pode ser transformado em biodiesel.

O mesocarpo do fruto produz carvão de excelente qualidade, sendo empregado como fonte de energia em siderurgias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • características do óleo de babaçu
  • Determinação da acidez do óleo de babaçu
  • Estudo da atividade catalitica do óxido de estrôncio na reação de transesterificação dos óleos de babaçu e mamona
  • O BABAÇU
  • BABAÇU
  • babaçú
  • Projeto Babaçu
  • Babaçu etanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!