Olavio Bilac e o Parnasionismo

2039 palavras 9 páginas
ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR ANDRÉ VIDAL ARAÚJO

MANAUS , 18 DE SETEMBRO DE 2013
ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR ANDRÉ VIDAL ARAÚJO SÉRIE: 2º ANO

O PARNASIANISMO
BIOGRAFIA DE OLAVO BILAC

MANAUS, 18 DE SETEMBRO DE 2013
Introdução

O Parnasianismo surgiu na França em oposição às escolas literárias Realismo e Naturalismo, opondo-se à prosa, já que foi um movimento essencialmente poético.
O Parnasianismo tem seu marco inicial com a publicação de “Fanfarras” de Teófilo Dias, em 1882. Contudo, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia ,também auxiliaram a implantação do Parnasianismo no Brasil.
Outra característica que o Parnasianismo brasileiro não seguiu à risca foi a visão mais carnal do amor em relação à espiritual. Olavo Bilac, principalmente, enfatizou o amor sensual, entretanto, sem vulgarizá-lo.

PARNASIANISMO

O parnasianismo é uma escola literária ou um movimento literário essencialmente poético,contemporâneo do Realismo-Naturalismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850, na França.

Origens
Movimento literário que se originou em Veneza, Itália, representou na poesia o espírito positivista e científico da época, surgindo no século XIX (19) em oposição ao romantismo.
Nasceu com a publicação de uma série de poesias, precedendo de algumas décadas o simbolismo uma vez que os seus autores procuravam recuperar os valores estéticos da antiguidade clássica. O seu nome vem do Monte Parnaso, a montanha que, na mitologia grega era consagrada a Apolo e às musas.
Caracteriza-se pela sacralidade da forma, pelo respeito às regras de versificação, pelo preciosismo rítmico e vocabular, pelas rimas raras e pela preferência por estruturas fixas, como os sonetos. O emprego da linguagem figurada é reduzido, com a valorização do

Relacionados