olaporacaaw

119561 palavras 479 páginas
ddd (1°) Explique o que é inatismo.R:
Inatismo é uma doutrina filosófica segundo a qual algumas ideias ou conteúdos mentaisestão presentes desde o nascimento, isto é, não são adquiridos ou aprendidos.
(2°) Explique o que é empirismo.R:
Empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquiridapor percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seusobjetivos e significados.
(3°) Quais os problemas do inatismo?R:
O problema do inatismo pode ser formulado da seguinte maneira: como são inatos, asideias e os princípios da razão são verdades intemporais que nenhuma experiência novapoderá modificar.
(4°) Quais os problemas do empirismo?R:
O problema do empirismo pode ser formulado da seguinte maneira: a racionalidadeocidental só foi possível porque a Filosofia e as ciências demonstraram que a razão é capaz dealcançar a universalidade e a necessidade que governam a própria realidade, isto é, as leisracionais que governam a Natureza, a sociedade, a moral, a política.
(5°) Quais os tipos de verdades distinguidos por Leibniz?R:
Verdades de razão e verdades de fato.As verdades de razão enunciam que uma coisa é o que ela é, necessária e universalmente, nãopodendo de modo algum ser diferente do que é e de como é. As verdades de razão são inatas.Isso não significa que uma criança, por exemplo, nasça conhecendo a matemática e sabendorealizar operações matemáticas, demonstrar teoremas ou resolver problemas nessa área doconhecimento. Significa que nascemos com a capacidade racional, puramente intelectual, paraconhecer idéias que não dependem da experiência para serem formuladas e para seremverdadeiras.As verdades de fato
, ao contrário, são as que dependem da experiência, pois anunciam idéiasque são obtidas através da sensação, da percepção e da memória. As verdades de fato sãoempíricas e se referem a coisas que poderiam ser diferentes do que são, mas que são comosão porque há uma causa para que sejam

Relacionados