olaeu soi

3242 palavras 13 páginas
A IGREJA DO DIABO

CAPÍTULO I DE UMA IDÉIA MIRÍFICA* Conta um velho manuscrito beneditino* que o Diabo, em certo dia, teve a idéia de fundar uma igreja. Embora os seus lucros fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia desde séculos, sem organização, sem regras, sem cânones*, sem ritual, sem nada. Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obséquios humanos. Nada fixo, nada regular. Por que não teria ele a sua igreja? Uma igreja do Diabo era o meio eficaz de combater as outras religiões, e destruí-las de uma vez.
- Vá, pois, uma igreja, concluiu ele. Escritura contra Escritura, breviário* contra breviário. Terei a minha missa, com vinho e pão à farta, as minhas prédicas*, bulas, novenas e todo o demais aparelho eclesiástico. O meu credo será o núcleo universal dos espíritos, a minha igreja uma tenda de Abraão. E depois, enquanto as outras religiões se combatem e se dividem, a minha igreja será única; não acharei diante de mim, nem Maomé, nem Lutero. Há muitos modos de afirmar; há só um de negar tudo.
Dizendo isto, o Diabo sacudiu a cabeça e estendeu os braços, com um gesto magnífico e varonil*. Em seguida, lembrou-se de ir ter com Deus para comunicar-lhe a idéia, e desafiá-lo; levantou os olhos, acesos de ódio, ásperos de vingança, e disse consigo: - Vamos, é tempo. E rápido, batendo as asas, com tal estrondo que abalou todas as províncias do abismo, arrancou da sombra para o infinito azul.

Vocabulário:
Mirífico-Admirável, maravilhoso. beneditino-1Frade da ordem de São Bento. 2 Homem erudito e pacientíssimo. cânone-Regra padrão, principio absoluto do qual são retiradas diversas regras específicas. Modo de se comportar; modelo.
Breviário- Livro com os ofícios que os sacerdotes devem ler todos os dias.
O próprio ofício. prédica-Discurso cujo assunto é de teor religioso; sermão ou pregação.
Varonil -Que possui muita energia; em que há vigor; vigoroso.

II
ENTRE DEUS E O DIABO

Relacionados