okr0ijrtjnvirgjnb9ern

3417 palavras 14 páginas
A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR INFANTIL EM CENA: A
EXCELÊNCIA DE ATUAR NA CRECHE
Amália Kelly Souza Ribeiro – Graduanda de Pedagogia/UEPB/Guarabira kenioribeiro@yahoo.com.br Priscila Miriã Amado Monteiro – Graduanda de Pedagogia /UEPB/ Guarabira priscila_gba@yahoo.com.br Rosângela de Araujo Medeiros – Professora Mestra em Pedagogia/UEPB/ Guarabira professorarosangelauepb@gmail.com Resumo
Ao longo dos anos, o caráter do atendimento nas creches tem se modificado. Na atualidade, sua função educativa tem sido definida tanto em teorias acerca da infância quanto na legislação da Educação brasileira. Este artigo tem a intenção de apontar a constituição da creche como espaço educativo, e não só de assistência, como era até quase duas décadas atrás, enfatizando a formação inicial do professor como importante fator neste contexto. Para tanto, construímos um estudo introdutório sobre a temática, a partir de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de autores como Craidy (2001), Kramer (2005) e Kulisz (2006). Concluímos que a formação inicial do educador da creche não deve ser visto isoladamente como a panacéia e a única garantia de um atendimento de qualidade para as crianças pequenas. Outras questões devem caminhar juntas, como a valorização profissional, a organização do espaço e a disposição de materiais também. Por fim, identificamos que investir na formação inicial para a Educação Infantil significa reconhecer sua importância na formação integral do sujeito na primeira infância.
Palavras-chave: Educação Infantil. Creche. Formação inicial.
Introdução
Por muito tempo, a criança foi vista como um mini-adulto que devia realizar tudo o que os mais velhos faziam, desde a forma de se comportar e, em algumas ocasiões, até trabalhar.
Hoje vemos as crianças de maneira muito diferente. São seres ativos não para o trabalho, mas para aprender, se manifestar, explorar e lidar com o mundo de forma a descobri-lo e vivenciálo, por meio do universo da infância.

Relacionados