oiyiou

499 palavras 2 páginas
Acesso Concorrente
Vários usuários podem acessar vários arquivos, ou os mesmos arquivos, sem sofrer danos, perda de performance ou quaisquer outras restrições.
Administração de dados
Administração de dados é a função responsável por desenvolver e administrar de modo centralizado as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados e aplicativos, incluindo planos para sua definição, padronização, organização, proteção e utilização.
Aplicação on-line
Banco de dados ou programa que pode ser acessado via rede.
Arquivo armazenado
É a coleção de todas as ocorrências de um único tipo de registro armazenado.
Banco de dados
É um sistema computadorizado de manutenção de registros.
Campo armazenado
É a menor unidade de dados armazenados. Ex.: Id, N° da peça, cor etc.
DBA
(Data Base Administrator) Administrador do Banco de Dados, é o responsável pela administração do banco de dados e do sistema do banco de dados, seguindo as orientações do DA (Data Administrator – Administrador de Dados).
Dados Persistentes
São os dados que estão salvos no banco de dados, e mesmo que o sistema seja desligado, os dados estarão lá quando o sistema for religado.
Entidade
É uma representação abstrata de um objeto do mundo real. No banco de dados relacional são as tabelas.
Diagrama de Entidades e Relacionamento
É a estrutura lógica geral de um banco de dados expressa graficamente.

Independência de dados
A habilidade de modificar a definição de um esquema em um nível sem afetar a definição de esquema num nível mais alto é chamada de independência de dados. Existem dois níveis de independência dos dados:
Independência física de dados: é a habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível físico são ocasionalmente necessárias para melhorar o desempenho;
Independência lógica de dados: é a habilidade de modificar o esquema conceitual sem a necessidade de reescrever

Relacionados