Oixgênio dissolvido

1154 palavras 5 páginas
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Universidade Federal de Juiz de Fora
-------------------------------------------------
Instituto de Ciências Exatas- Departamento de Química
-------------------------------------------------
Química Analítica Ambiental

Prática 2: Determinação de Oxigênio Dissolvido em Amostra de Água (OD)

Juiz de Fora – MG
2012
1. Introdução:

A concentração de oxigênio dissolvido em água, conhecida por “COD”, é um parâmetro importante para se analisar as características químicas e biológicas das águas potáveis e de rios e lagos.
O oxigênio dissolvido (OD) em água pode ter origem tanto na fotossíntese da biota aquática como no processo de difusão que ocorre na interface ar-água, e sua concentração pode variar em função da temperatura, salinidade e pressão. No geral, a solubilidade dos gases aumenta com o decréscimo de salinidade e temperatura.
Assim, pode-se dizer que águas mais frias retêm mais oxigênio e que a água do mar contém menos OD que outras águas. A pressão parcial e o nível de saturação dos gases em água variam com a altitude.
Alguns métodos de determinação do teor de oxigênio no ar têm sido relatados na literatura, inclusive com a utilização de materiais simples, como a palha-de-aço de uso doméstico (Birk e Lawson, 1999; Braathen, 2000). No entanto, quando a determinação é feita em água, há vários métodos existentes para determinar o OD, como, por exemplo, o método de Winkler (Stambuk-Giljanovic, 1999; Hendrikse et al., 1999) e até tecnologias refinadas que se utilizam de sensores específicos para o oxigênio.
O método Winkler modificado compreende diversas fases. A primeira delas é a fixação do oxigênio dissolvido da amostra, que deve ser feita imediatamente após a coleta, para evitar alterações na concentração. Após a coleta, são adicionadas à amostra as soluções de sulfato manganoso (MnSO4), hidróxido de sódio (NaOH), iodeto de sódio (KI), e

Relacionados