oiuynn

824 palavras 4 páginas
As micobactérias pertencem a ordem
Actinomycetales e a família Mycobacteriaceae, que possui um único gênero, denominado Mycobacterium (fungus bacterium), nome proposto por Lehmann e Neumann em
1896, em referência à película formada pelo
Mycobacterium tuberculosis na superfície de meios líquidos que era similar a produzida por alguns fungos.
Apresentam-se como bacilos retos ou levemente curvados, com 1 - 4mm de comprimento por 0,3 - 0,6mm de largura. Algumas vezes, podem apresentar-se na forma cocobacilar ou filamentosa , variando de espécie para espécie. Por exemplo, as células do Mycobacterium xenopi são muitas vezes filamentosas e as do
Mycobacterium avium são quase que freqüentemente cocóides. São, de maneira geral, bacilos imóveis, não esporulados, aeróbios ou microaerófilos, sendo, sua principal característica, a capacidade de resistir à descoloração quando tratadas com álcool-ácido.

Tuberculose:
O que é ?
A Tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo microorganismo Bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, que ataca principalmente os pulmões e outras partes do corpo como rins, olhos e ossos. Ela é uma das doenças infecciosas que mais mata. Atualmente, no Brasil, ocorrem cerca de 90 mil novos casos por ano.
Como se transmite?

A Tuberculose é transmitida através do ar, do espirro, da tosse e da fala. Qualquer pessoa sadia pode ser contaminada por outra portadora da doença.
Quem adoece?
Todos podem ser contaminados, mas o risco é maior em pessoas que convivem em lugares fechados com doentes de Tuberculose Pulmonar, aquelas em condições de alimentação, habitação e saúde precárias. Portadores de doenças como, diabetes, AIDS e alcoolismo também podem contrair a Tuberculose com facilidade.

Sinais e sintomas
– Tosse crônica (durante mais de 21 dias), às vezes com sangue;
– Perda de apetite;
– Lenta e progressiva perda de peso;
– Cansaço;
– Dor no peito e nas costas;
– Febre baixa, geralmente à

Relacionados