oitenta

Páginas: 6 (1335 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
População mundial
A análise da dinâmica populacional é de fundamental importância para entendermos as transformações no espaço geográfico promovidas pelas relações homem-meio. Um dos elementos essenciais é o crescimento populacional registrado durante os séculos, fato que alterou de forma significativa a natureza. 

Até a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, o contingentepopulacional era inferior a 1 bilhão. Contudo, a população na Terra aumentou de forma muito rápida e, conforme dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), atingiu a marca de aproximadamente 6,9 bilhões de habitantes. 

Além do crescimento vegetativo, também chamado de crescimento natural, outro fator que contribuiu para o aumento populacional foi o desenvolvimentotecnológico, proporcionando avanços na medicina (que prolongaram a expectativa de vida) e a intensificação da produção de alimentos e técnicas de armazenamento e de transporte. 

Estimativas apontam que a Terra será habitada por 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050, com taxa de crescimento populacional de 0,33% ao ano, bem inferior à taxa atual, que é de 1,2%. Os continentes africano e asiático,além da América Latina, apresentarão as maiores taxas de crescimento; em contrapartida, a Europa poderá ter crescimento vegetativo negativo.
A distribuição da população mundial
De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a população mundial atingiu a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Esse total se encontra disperso pelo planeta de formairregular, isso quer dizer que em determinados lugares há uma enorme concentração populacional enquanto outros são pouco povoados. 

Nesse sentido, o continente mais populoso é a Ásia que responde por cerca de 60% do total da população mundial, somente a China, a Índia e a Indonésia representam um elevado contingente, cerca de 2,8 bilhões de habitantes. Por outro lado, a Oceania responde por apenas 0,5%da população mundial. 

A distribuição populacional de acordo com cada continente: 

Ásia: 4,1 bilhões de habitantes, que representam 60% da população mundial. 

América: 934,3 milhões de habitantes, que respondem por 13,5% do total da população. 

África: 1,031 bilhão de habitantes, que correspondem a 14,9% da população mundial. 

Europa: 749,6 milhões de habitantes, que representam10,9% do total da população do planeta. 

Oceania: 37,1 milhões de habitantes, que respondem por 0,5% do contingente populacional mundial. 

Em uma análise acerca da distribuição populacional, independentemente da escala (cidade, estado, país etc.), é preciso conhecer o número da população absoluta, ou seja, o número total de habitantes, além da população relativa que é concebida por meio doseguinte cálculo: Número total de habitantes dividido pela área territorial em quilômetros quadrados. 

A partir da obtenção dos números da população relativa torna-se possível identificar a intensidade do povoamento de um determinado lugar. Quando os dados apontam mais de 100 pessoas por quilômetro quadrado o lugar é considerado povoado. Quando o número varia entre 50 e 100 é consideradomediano povoado e, por fim, quando o número é menor que 50 o lugar é pouco povoado. 

Os países mais populosos do mundo são: 

China:1.354.146.443. 
Índia: 1.214.464.312. 
EUA:317.641.087. 
Indonésia:232.516.771. 
Brasil: 190.755.799. 
Paquistão: 184.753.300. 
Bangladesh: 164.425.49.
Nigéria:158.258.917.
Rússia:140.366.561.  
Japão: 126.995.411.
Crescimento da população mundial
Ocrescimento populacional ocorreu no decorrer da história, às vezes em ritmo compassado, outras vezes de maneira veloz, um bom exemplo é o século XX, período no qual houve maior crescimento da população. 

Fazendo uma retrospectiva quanto ao número da população mundial, é possível traçar uma comparação entre o passado, o presente e o futuro. Cerca de 300 milhões de pessoas era a população mundial há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oitenta e um
  • Oitenta e muitos oi
  • oitenta e cinco
  • Brasil oito ou oitenta
  • Gera O Dos Oitenta Cubana
  • Revolucão militar na guerra dos oitenta anos
  • contexto de expansão dos movimentos reformistas nas décadas de oitenta e Noventa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!