oiratubirt

2290 palavras 10 páginas
ECONOMIA
Conceito
Economia ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços, como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas para produzir bens variados e para distribui-los para consumo, agora ou no futuro, entre várias pessoas e grupos da sociedade. Também podemos dizer que é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilização alternativa, na produção de bens e serviço de modo a distribui-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Relação entre as outras Ciências
Ciências Política – Poder. Trata da relação entre a nação e o Estado, das formas de governo e da condução dos negócios públicos.
História – Evolução da sociedade em âmbitos econômicos.
Sociologia – Preocupa-se com as relações sociais e da organização estrutural da sociedade.
Geografia - é uma ciência que tem por objeto o espaço, criado através das relações entre o homem e o meio, envolvendo os aspectos dialéticos e fenomenológicos
Direito – Disciplina as relações dos homens em sociedade. Trata das leis, das sansões, das obrigatoriedade do homem em sociedade.
Matemática e Estatística – Dados e estatísticas para que analisar, prever e ajudar na tomada de decisões.
Bens
É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e as necessidades dos seres humanos. Um bem é procurado porque é útil.
Necessidade humana é a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la.

Bens Livres – Ilimitados em quantidades, ou muito abundantes, e não são apropriáveis, são obtidos com pouco ou nenhum esforço. Exemplo disto, é o ar. São bens que não precisa produzir ou não são produzidos. Não possuem preço.
Bens Econômicos – São relativamente escassos e apropriáveis. Esforço humano na sua obtenção, e apresentam

Relacionados

  • EDITAL PROMOTORIA
    17981 palavras | 72 páginas
  • Politica fiscal
    8461 palavras | 34 páginas
  • Lei- introdução ao estudo de direito
    7088 palavras | 29 páginas