oipsico

956 palavras 4 páginas
1 – A estratificação se trata basicamente do sistema de hierarquia que toda sociedade possui. A hierarquia concebe, então, as posições e as localizações sociais distintas de cada indivíduo, assim como seu papel estabelecido através de sistemas coercitivos, vulgo controle social. Da hierarquia nasce a relação de poder e subordinação, o que, consequentemente, acarreta em formulação de regras para o convívio e a sobrevivência do sistema opressor. De acordo com a localização social, a sociedade, através do controle social, constitui uma definição de regras que têm que ser obedecidas. Em conformidade com os propósitos e princípios estabelecidos por determinado grupo social, o papel social é formado mediante violência e rejeição caso haja desobediência, já que a mesma é passível de punição.

2 – A instituição social é um padrão de controle, uma programação da conduta individual imposta pela sociedade, que é institucionalizada pelos moldes de uma Convenção Social, tornando, assim, possível o cumprimento de suas obrigações de modo mais eficiente. Tais instituições sociais podem ser o Estado, a família, o sistema educacional, etc. Mas a primeira delas, e a mais importante, é a linguagem. Além de ser o nosso primeiro contato com o mundo, é o que permite a sua descoberta e conhecimento e que papéis desempenhados pelas pessoas sejam estabilizados na experiência da criança. É o que concretiza e consolida a realidade que conhecemos e estabelece as relações de poder, que mais tarde viríamos a ter conhecimento de sua influência em nossa vida.

3 – A socialização é um processo no qual o indivíduo incorpora certos padrões sociais do grupo e também age sobre o grupo, podendo modificá-lo. É um processo em construção, porém permanente, de tal modo que passa a fazer parte das experiências do indivíduo através da interação social. “Status” é o conjunto de posições relativas a um indivíduo que o situam em uma hierarquia social. Tais posições conferem a ele um determinado nível de

Relacionados