oioioiooo

412 palavras 2 páginas
Primavera Silenciosa

O livro trata de um alerta que desencadeou em um debate nacional sobre o uso de pesticidas químicos, sobre a responsabilidade da ciência e sobre os limites do progresso tecnológico, dando início a uma transformação na relação entre os seres humanos e o mundo natural e incitando o despertar da consciência ambiental.
Rachel Carson expõe, baseada em fatos documentados e demonstrados, as moléstias que atingiram os seres vivos, e entre eles o homem. São doenças que surgiram a partir da adoção e utilização (inadequada) de produtos químicos que não são da natureza, isto é, foram criados pelo homem. No texto ela associa o instinto de morte do ser humano com as pulverizações das lavouras em todo o território norte‐americano, pouco depois da II Guerra Mundial. Ao invés de atirar bombas sobre seus inimigos, agora os seres humanos, lançavam, em suas lavouras, mistura de inseticidas com óleo (contra insetos e ervas daninhas). Esta mistura se provou terrivelmente inadequada, causando uma série de desequilíbrios ambientais, além de aumentar a resistência de algumas espécies de insetos, que voltaram a criar mais instabilidade ambiental, além de novas doenças nos humanos e outros seres vivos

Quando a escritora descobriu a grande mortandade de pássaros em Cape Cod, causada pelas pulverizações de DDT. Porém seu uso tinha aumentado tanto desde 1945, que Rachel não conseguiu convencer nenhuma revista a publicar sua opinião sobre os efeitos adversos do DDT. Ainda que Rachel já fosse uma pesquisadora e escritora reconhecida, sua visão do assunto soava como uma heresia.
Então, ela decidiu abordar o assunto em um livro que foi o Primavera Silenciosa.
Sua obra mobilizou a juventude americana, principalmente as crianças das escolas públicas, que saíam às ruas com cartazes e gritando slogans, tais como: “ Queremos os nossos pássaros de volta”.

O livro de Carson tornou-se um best-sellerr imediato, vendendo meio milhão de cópias. Durante o ano de 1963, foi

Relacionados