oioioioioio

4415 palavras 18 páginas
ARTIGO ORIGINAL/ Research report/ Artículo
Revista

- Centro Universitário São Camilo - 2010;4(4):431-436

Dilemas éticos da equipe de enfermagem frente à ordem de não ressuscitar
Ethical dilemmas of a nursing team before the order for not resurrecting
Dilemas éticos de un equipa de enfermería instruida como para no resucitar
Maria Tereza Soratto*
Francini Silvestrini**

RESUMO: Estudo com abordagem qualitativa, descritiva, foi desenvolvido com 5 profissionais da equipe de enfermagem, que atuam na UTI de um hospital de médio porte da região do extremo sul catarinense. Teve como objetivo analisar os dilemas éticos da equipe de enfermagem frente à ordem de não ressuscitar (ONR). A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semi estruturada, no período de junho a julho de 2010. A presente pesquisa estimula os profissionais a repensarem os seus dilemas éticos diante de uma ONR; ela nos obriga a revermos principalmente como equipe de saúde, qual será a melhor estratégia para o bem estar do paciente. O estudo da bioética, enfermagem e a Ordem de Não Ressuscitar pode nos trazer mais questionamentos e dúvidas pertinentes ao tema do que certezas, mas a reflexão do processo de cuidar deve ser prática cotidiana, é necessário refletir sobre nossas ações e concepções, refletir sobre o processo de trabalho e do cuidar terapeuticamente exercido pela equipe de saúde, refletir sobre a ética do cuidado.
Palavras-chave: Bioética. Unidades de Terapia Intensiva. Enfermagem.
ABSTRACT: Study with a qualitative, descriptive, approach developed with five professional female nurses who work in the ICU of a midsize hospital in the southern region of Santa Catarina aimed at analyzing the ethical dilemmas of the nursing staff before a Non Resuscitate Order (ONR).
Data collection was done through semi structured interviews from June to July 2010. This research encourages practitioners to rethink their ethical dilemmas facing an ONR, and it makes us to review, as a

Relacionados

  • Trabalho
    2986 palavras | 12 páginas
  • Manual do TIID
    1569 palavras | 7 páginas
  • Sistem
    523 palavras | 3 páginas