oioi

Páginas: 10 (2300 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Folclore do Sul
O folclore da região sul possui uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus (principalmenteportugueses, alemães e italianos). As danças e as festas religiosas como a Nossa Senhora dos Navegantes, São Benedito entre outros, são muito importantes no folclore da região. Podemos citar como exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula,baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira.
Já com relação as lendas folclóricas, são mais comuns na região: boitatá, lenda doSapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.

O que é "folclore"?
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato,religiosidade e vestimentas de uma nação.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fatofolclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemoscompreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, Folclore do Sul
O folclore da região sul possui uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus (principalmenteportugueses, alemães e italianos). As danças e as festas religiosas como a Nossa Senhora dos Navegantes,São Benedito entre outros, são muito importantes no folclore da região. Podemos citar como exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira.
Já com relação as lendas folclóricas, são mais comuns na região: boitatá, lenda doSapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.

O que é "folclore"?
Folclore é oconjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fatofolclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pelaimitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, Folclore do Sul
O folclore da região sul possui uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas,africanos e europeus (principalmenteportugueses, alemães e italianos). As danças e as festas religiosas como a Nossa Senhora dos Navegantes, São Benedito entre outros, são muito importantes no folclore da região. Podemos citar como exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira.
Já com relação as lendas folclóricas, sãomais comuns na região: boitatá, lenda doSapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.

O que é "folclore"?
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro deFolclore em 1951, "constituem fatofolclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oioi
  • Oioi
  • oioi
  • oioi
  • oioi
  • oioi
  • oioi
  • oioi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!