Oinovidades

523 palavras 3 páginas
|DIREC: 13 |MUNICÍPIO: Jaguaquara-Ba |
|CURSISTA: Juliana Santiago Ferreira |TUTOR: Fernando Almeida |

MEMÓRIA

MÓDULO III- COMO PROMOVER A CONSTRUÇAO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA?

Dentre todos os módulos estudados até aqui, acredito que o módulo III do Progestão, intitulado “Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?” é o módulo mais importante de todos, pois aborda a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola, bem como nos orienta sobre como fazê-lo.

Sabemos que a construção do Projeto Político está fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9.394/96 e se relaciona com os eixos: da flexibilidade, da avaliação e da liberdade. Sendo assim a construção do projeto político, dentro do espaço educativo, não deve acontecer de forma isolada, mas com a participação de todos os segmentos da escola (gestores, alunos, professores, funcionários pais e comunidade local) com o intuito de melhoria na qualidade do ensino. Com a participação de todos a escola fortalece a sua própria autonomia, construindo o seu conceito de qualidade de ensino e adequando melhor a sua função às necessidades da comunidade.

Dessa forma para elaborar seu Projeto Político Pedagógico a escola deve partir da necessidade de inovar a ação da escola, ou seja, não basta construir o projeto, é necessário colocá-lo em prática na realidade escolar, já que a legislação assegura sua elaboração, cabe aos segmentos de escola efetivar essa prática, pois ao ser construído coletivamente permite que toda a comunidade escolar expressem seus anseios e suas concepções sobre o cotidiano escolar.

Nesse módulo discutimos ainda sobre as dimensões da prática pedagógica que são: a pedagógica que trata da aprendizagem do

Relacionados