OilALALA

720 palavras 3 páginas
Aracaju – SE 17/Maio/2014
População Mundial
1 – Crescimento Populacional x Produção de Alimentos
A população do planeta cresce em 83 milhões de pessoas por ano: um pouco mais do que o total dos habitantes da Alemanha. Caso essa tendência se mantenha, em 2050 já haverá 9 bilhões de pessoas no mundo, e até o final do século serão mais de 10 bilhões. Para saciá-las, seria necessário pelo menos duplicar, se não triplicar, a produção agrícola nos próximos 40 anos.
2 – Teorias Demográficas
2.1 – Teoria Populacional Malthusiana
Teoria Populacional Malthusiana foi desenvolvida por Thomas Malthus, preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica em 1798 uma série de ideias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com crescimento demográfico do planeta. Malthus alertava que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população gerando como consequência a fome. Malthus dizia que a população crescia em progressão geométrica (exponencial), enquanto que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética (linear). A solução defendida por Malthus seria: A sujeição moral de retardar o casamento, a prática da castidade antes do casamento, ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar.
2.2 – Teoria Neomalthusiana
Teoria Populacional Neomalthusiana é a atualização da Teoria populacional malthusiana, criada pelo demógrafo Thomas Malthus.
Para os neomalthusianos, a superpopulação dos países é a causa da pobreza desses países.
Com a nova aceleração populacional, voltaram a surgir estudos baseados nas ideias de Malthus, dando origem a um conjunto de formulações e propostas denominadas Neomalthusianas.
Novamente os teóricos explicam o subdesenvolvimento e a pobreza pelo crescimento populacional, que estaria provocando a elevação dos gastos governamentais com os serviços de educação e saúde. Isso comprometeria a

Relacionados