oijh

406 palavras 2 páginas
1. Historia: O projeto arquitetônico do museu original em Nova York é do importante arquiteto americano Frank Llord e é famoso pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica. O museu abriga importante coleção de arte moderna amealhadas pelo seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do século XX com um incalculável valor artístico e monetário.
2. O projeto: Sua construção se iniciou em 1956, sendo concluído três anos mais tarde. As especificações por Guggenheim a Llord foram bastante difíceis de transpor em termos arquitetônicos. Ele não poderia ser de forma alguma comparado com qualquer outro museu já existente. E a solução encontrada por Frank foi única e que remete as idéias arquitetônicas visionarias do inicio do século XX, correspondendo a uma linguagem abstrata dos quadros de alberga. O museu só foi inaugurado 21 de outubro de 1959, após a morte de Llord, que morreu seis meses antes da obra ser concluída.
3. Características: O partido arquitetônico adotado da obra privilegia a utilização de formas geométricas puras, ou melhor, que têm a origem nas formas puras (o cilindro, o tronco de cone, o troco de prisma, o polígono de três lados) e orgânicas. Tais elementos estão presentes em todos os momentos no edifício, seja definindo a espacialidade de um ambiente ou através dos detalhes construtivos, que fazem relacionar o edifício como um todo. Desde o desenho de piso até os detalhes de luminárias foram usadas formas puras, principalmente o círculo e o triângulo fazendo com que toda visão individual reporte diretamente a formas genéricas. O próprio Frank Lloyd Wright, arquiteto da obra, menciona que sua intenção como finalidade está coerente com o projeto proposto por ele, afirmando que nesse projeto trabalha-se o efeito plástico de planos flutuando sobre planos, numa sobreposição e estratificação de camadas, cortadas e colocadas uma sobre as outras, de forma a estabelecer uma outra

Relacionados

  • Tutorial pc check
    9169 palavras | 37 páginas
  • Banco de dados de plantas medicinais no PROMATA - São Francisco de Paula, RS
    174784 palavras | 700 páginas