oih0d2

5277 palavras 22 páginas
IV- SISTEMA DIGESTIVO

1- Introdução O trato digestivo oferece ao organismo um suprimento contínuo de água, eletrólitos e substâncias nutrientes. Isto exige:
1- movimentação do alimento ao longo do trato digestivo propulsão
2- secreção de sucos digestivos e digestão do alimento digestão e secreção
3- absorção dos produtos da digestão, de água e vários eletrólitos absorção
4-circulação de sangue pelos órgãos gastrintestinais pêra remover as substâncias absorvidas circulação
5- controle de todas essas funções pelos sistemas nervoso e hormonal controle. A função do Sistema Digestivo é a de prover nutrientes para o corpo. O alimento, após passar pela boca, é propelido, por meio do esôfago, para o estômago e, em seguida pelos intestino delgado e grosso e esvaziado pelo ânus. Durante o trânsito pelo tubo digestivo, as enzimas digestivas secretadas pelas glândulas gastrointestinais atuam sobre o alimento, desdobrando-o em substâncias químicas simples, que podem ser absorvidas pela parede intestinal para o sangue circulante.

2- Controle neural da função GI O TGI possui um sistema nervoso sistema entérico (localizado na parede do intestino, do esôfago até o ânus). O sistema entérico (independe do Sistema Nervoso Autonômico- controle intrínseco composto por:  plexo mioentérico ou de Auerbach (entre camadas musculares longitudinal e circular) e controla os movimentos GI cadeia linear densa de neurônios ® movimentos estimulação ® ­ tônus, intensidade e freqüência das contrações, ­ propulsão inibição ® esfíncter pilórico e da válvula ileocecal  plexo submucoso ou de Meissner (situado na camada submucosa) - secreção local, fluxo sangüíneo, contração (pregueamento da mucosa)

Controle autonômico componente extrínseco

1- sistema parassimpático- nervos vago aumentam a atividade de todo S. nervoso entérico. As origens dos nervos parassimpáticos, para as vísceras GI, ficam

Relacionados