Oieuhsu

512 palavras 3 páginas
Compressores Rotativos
Compressor rotativo Roots (êmbolo rotativo) são máquinas de rotação de dois eixos. Uma engrenagem síncrona assegura o movimento livre sem contato dos eixos. Para evitar perda de pressão e para garantir o máximo em desempenho, a folga (e a distância à parede da carcaça) são mantidas o menor que possível - como no compressor helicoidal.

Nos compressores rotativos, os gases são comprimidos por elementos giratórios. Outras das particularidades destes tipos de compressores são por exemplo as menores perdas mecânicas por atrito, pois dispensam um maior número de peças móveis, a menor contaminação de ar com óleo lubrificante, a ausência de reações variáveis sobre as fundações que provocam vibrações, o fato de a compressão ser feita de um modo continuo e não intermitente, como sucede nos alternativos e a ausência de válvulas de admissão e de descarga que diminui as perdas melhorando o rendimento volumétrico. Outro aspecto muito importante, para os diferentes tipos, prende-se com a economia de energia, com os rendimentos volumétrico, associados a fugas, e mecânico, associado a movimentos relativos entre as peças que constituem a máquina, e com a manutenção dos mesmos.

Vantagens
1 O movimento é de rotação;
2 A velocidade de rotação é alta, o que permite acoplamento direto e dimensões reduzidas;
3 A fundação pode ser pequena;
4 O rendimento volumétrico é alto e independente da relação de pressão do compressor;
5 A ausência de válvulas, a não ser a da retenção de carga;
6 O arrefecimento pode ser feito durante a compressão por meio de óleo;
7 O funcionamento é silencioso.

Desvantagens
1 A lubrificação tem que ser eficiente;
2 A contaminação do gás com óleo lubrificante, o que exige um separador de óleo na instalação;
3 Desgaste apreciável por atrito entre os rotores e a carcaça;
4 Fugas internas de gás.

Assim como a equação de Clapeyron , determina que a compressão de um gás resulta no aumento de sua temperatura, o primeiro e

Relacionados