OIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

1293 palavras 6 páginas
Se um talibã voltasse a cruzar o seu caminho, Malala Yousafzai olharia para ele nos olhos e diria que a educação é um direito de todos. Depois, diria para ele fazer o que entendesse. Matá-la ou deixá-la viver.
Foi desta forma desarmante que a ativista adolescente respondeu a Jon Stweart, no programa de televisão norte-americano "The Daily Show", um dos muitos compromissos mediáticos que cumpre desde que se tornou num símbolo da luta pelo direito à educação das meninas do seu país. Do Paquistão para o resto do planeta. Aos 16 anos.
Antes de quase morrer, Malala já lutava. Luta desde que nasceu. Momentos depois do parto, ninguém deu os parabéns à família. Antes condolências. Afinal, era uma menina que nascia. Aos 11 anos, já dava entrevistas à televisão paquistanesa sobre a importância da educação. Em 2009, saltou a fronteira e começou a escrever um blogue na BBC - sob anonimato - onde relatava o que se estava a passar no Paquistão sob o domínio talibã. Então, os talibãs tentaram silenciá-la.
A bala que atingiu o pescoço e a cabeça de Malala no dia 9 de outubro de 2012 podia ter calado para sempre a menina que só queria ir à escola. Mas a bala não a matou nem a domou. "Eles pensavam que as balas nos iam silenciar, mas enganaram-se. E desse silêncio nasceram milhares de vozes", disse numa entrevista à BBC.
Quando tomou consciência de que tinha sobrevivido, primeiro, agradeceu a Deus, depois, decidiu que tinha uma missão. Muitas cirurgias e cuidados intensivos depois, num hospital inglês, a ativista que nunca tinha saído da sua aldeia foi ouvida na Organização das Nações Unidas no dia em que completou 16 anos. E numa entrevista à BBC e em programas de televisão e na Imprensa e no Mundo. A coragem de Malala levou a ONU a criar um programa global de educação para meninas chamado "I am Malala" ("Eu sou Malala"), o nome que a jovem também elegeu para a sua autobiografia, uma história de 16 anos de vida. Este ano, foi ainda criado o Fundo Malala com o objetivo de

Relacionados