oidasdabs

741 palavras 3 páginas
Instituto Federal Goiano – Campus Iporá
Curso: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Disciplina: Artes Professora: Naildir Alves do Amaral Dias
Iporá, 16 de setembro, 2013. Aluno (a):____________________________________ 1º A, B e C

ESTUDO DIRIGIDO – CAPÍTULO 11: “O BARROCO NO BRASIL”
(Entregar dia 20/09)

1. “Um só Brasil, ‘vários’ Barrocos.” O Barroco brasileiro apresenta profundas diferenças regionais. O que justifica isso, já que se trata de um só país? R=Devido algumas regiões que se enriqueceram com mineração e o comercio de açúcar, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, encontram-se igrejas com talhas de ouro e esculturas refinadas, feitas por artistas de renome.
2. Onde podemos encontrar marcas ou expressões do Barroco brasileiro? R=Presentes em muitas igrejas, prédios públicos, moradias e chafariz.
3. Um dos elementos mais característicos das igrejas barrocas brasileiras são as “talhas”. Explique o que são: R=Ornamentos esculpidos em madeira, mármore, marfim ou pedra, são muito presentes nas igrejas barroco brasileiras. Aparecem em altares, arcos, tetos e janelas, recobrindo praticamente todo interior da construção. Podem ter motivos florais, figuras de anjos, espirais, formas que surgem movimentos e quebram a monotonia das linhas retas. As de madeira com varias cores são chamadas de policromadas, as mais vistosas são as douradas, revestidas por uma leve camada de ouro.
4. No Barroco aprendemos que os azulejos eram mais do que um simples elemento decorativo. Explique.
R=Era uma forma de a igreja católica transmitira população de maioria analfabeta mensagens religiosas e historias bíblicas.
5. Em que região teve início uma arquitetura realmente brasileira, com características próprias?
R=
6. No Barroco brasileiro destacam-se dois artistas: um do Rio de Janeiro; outro de Minas Gerais. Quem são eles?
R=Mestre Valentim no

Relacionados