oi tudo bem
José Antônio Ferreira¹
RESUMO
O resumo deve ser elaborado de acordo com a NBR 6028 e apresentar de forma breve: o autor (formação, outras obras publicadas, informações biográficas); a ideia completa do teor da obra (objetivo, conteúdo, resultados ou conclusões mais relevantes, bem como o seu valor e a sua originalidade), ou seja, os pontos importantes do texto. Vale ressaltar, também, que o resumo deve:
- apresentar frases concisas e objetivas (e não enumeração de tópicos), utilizando a terceira pessoa do singular e os verbos na voz ativa;
- constituir-se de, no máximo, 200 palavras;
- ser elaborado em fonte Arial ou Times; espaço entrelinhas de 1,0 e constar em somente um parágrafo.
1 QUADRO TEÓRICO
1.1 Citações [por capítulo ou por parte da obra] A educação é para Durkheim o processo através do qual o egoísmo pessoal é superado e transformado em altruísmo, que beneficia a sociedade. Sem essa modificação substancial da natureza do homem individual em ser social, a sociedade não seria possível. A educação se torna assim um fator essencial e constitutivo da própria sociedade. (p.16)
“A educação assume [...] uma conotação política [e] vem a ser o processo de socialização dos indivíduos para uma sociedade racional, harmoniosa, democrática [...]” (p.41).
1.2 Parecer
Neste capítulo, Bárbara Freitag traça, com maestria, um “Quadro teórico” (p.15-43) atinente à educação brasileira, apresentando a educação como um fato social e, em decorrência disso, como um fazer essencialmente político, posto que essa constitui-se como um processo de “socialização-democratização” no qual todo o indivíduo sofre a ação educativa, se integrando com o sistema social. Contudo, vale ressaltar que, ao definir o fenômeno educativo demonstrando seu caráter social Freitag favorece a compreensão da natureza da pedagogia e ajuda a dirimir confusões conceituais acerca de seu caráter