oi oi oi rgaehet

1102 palavras 5 páginas
ola b) Ustulação do minério

Ustulação é a queima de um minério qualquer que contenha enxofre.

2CuFeS2 + 5O2 ⇒ 2Cu + 2FeO + 4SO2

O cobre assim obtido apresenta pureza de 97 a 99%. Uma purificação maior é feita por eletrólise, podendo alcançar 99,99% de pureza (cobre eletrolítico).

O mais importante depósito de cobre nativo conhecido no mundo encontra-se na península de Keweenaw, ao norte do Estado de Michigan (E.U.A.), na margem meridional do lado Superior. Ali o cobre ocorre em filões que cortam uma série de derrames magmáticos, em degraus, intercalados com conglomerados. O cobre serviu de cimento para unir o conglomerado, tendo penetrado, às vezes, de 30 a 50 cm nos matacões. Além do gigantesco depósito da península de Keweenaw, o cobre nativo é encontrado em New Jersey, na Bolívia (Corocora), no Arizona e na parte setentrional do México.

No Brasil, o cobre nativo tem sido encontrado, esporadicamente, em rochas basálticas. Nos basaltos de Grajaú o cobre apresenta-se sob a forma de metal nativo e de sulfetos. No município de Viçosa do Ceará, na encosta da serra de Ibiapaba, ocorrem manchas de malaquita associada aos minerais cuprita, covelita e cobre metálico.

O cobre, no Brasil, não provém de jazidas de cobre nativo. As ocorrências não têm interesse econômico, por serem esporádicas, sem qualquer regularidade e volume. É obtido de compostos diversos, que se distribuem pelos Estados e Territórios, formando concentrações que chegam a constituir reservas apreciáveis. As principais jazidas estão localizadas: no município de Jaguarari, na Bahia, onde se encontra a já conhecida mina de Caraíba; no município de Itapeva, em São Paulo, onde se localiza a mina de Santa Blandina; no município de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, onde está em operação a mina de Camaquã, que já teve vários períodos de trabalho intenso e outros de paralisação; nos limites dos municípios de Caçapava do Sul e Lavras, região onde se situa a mina de Seival; a mina Cerro dos

Relacionados