Ogalinha Caipira

1702 palavras 7 páginas
Criação de galinha caipira

CRIAÇÃO DE GALINHA
CAIPIRA
1 – Introdução
A criação de galinhas caipiras sempre foi para os pequenos produtores uma importante fonte de produção de alimentos proteicos (carne e ovos), o que melhorou substancialmente sua alimentação. Todavia a criação das aves domésticas, ditas caipiras, nos terreiros das pequenas propriedades, não acompanhou a evolução tecnológica e, por isso, apresenta baixa produtividade e alta mortalidade, em função da pouca qualidade genética, da falta de cuidados higiênico-sanitários e da deficiência alimentar. Este quadro impossibilita os pequenos produtores de terem uma produção uniforme e constante durante o ano todo. Entretanto a atividade nas pequenas propriedades rurais persiste e é tão presente quanto o cultivo de milho, arroz e feijão.

2 - Manejo de pintinhos
A alta mortalidade de pintinhos na criação caipira está relacionada com o manejo e a alimentação inadequados e com a não-observância dos aspectos de higiene e sanidade.
É preciso que os pintinhos produzidos na propriedade ou os adquiridos com um dia de vida em encubadoras

recebam cuidados, para que se desenvolvam saudavelmente, aumentando assim a produtividade da criação.
Os pintinhos devem ser criados em pinteiros pelo menos até 4 semanas de idade. No pinteiro, eles receberão mais atenção, como: água, aquecimento, ração de melhor qualidade, vacinas e medicamentos. Além disto estarão afastados das aves adultas que podem transmitir doenças. Assim a mortalidade diminuirá sensivelmente, e o desempenho melhorará substancialmente.
Uma área de 1 metro quadrado será suficiente para 40 a 50 pintinhos.
Os pinteiros podem ser construídos na própria propriedade ou comprados no comércio (criadeiras teladas).
As instalações devem ser simples.
Os pinteiros suspensos são interessantes do ponto de vista sanitário, para evitar várias doenças, como a coccidiose, por exemplo.

3 - Equipamentos necessários
É essencial que nos primeiros 10 dias de criação, os pintinhos

Relacionados