Ofiicina de Maquetes na Educação de História

2548 palavras 11 páginas
OFICINA DE MAQUETES PARA PERCEBER MUDANÇAS NO TEMPO.

Felipe Almeida Neto, História, UEL, bolsista PROINEX
Leonardo Augusto de Lima Silva, História, UEL, bolsista PROEXT
Orientadora: Regina Célia Alegro

Resumo
A oficina de maquete tem por objetivo estimular a percepção da mudança histórica através do reconhecimento de paisagens da cidade. No caso aqui apresentado, a maquete é do Hospital da Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP), fundado onde hoje se localiza e funciona o Centro de Saúde de Londrina. Quando a Companhia de Terras se instalou na região construiu um pequeno hospital para atender seus funcionários e aquelas pessoas que pudessem pagar pelo atendimento médico numa época em que eram muito comuns eram as doenças causadas por vermes, mas também diarréia, malária, tuberculose, tifo, varíola, coqueluche, sífilis e lepra. Além de acidentes como os provocados pela derrubada de árvores. A oficina vai explicitando as mudanças e tecendo uma cronologia das modificações da paisagem, a fim de despertar uma sensibilidade para as mudanças ocorridas na cidade e na região do Hospital da CTNP.
Palavras chave: Museu Histórico de Londrina; Educação patrimonial; História e ensino; Contação de histórias.
Oficina de Maquete: Aplicação, Objetivo e referencialização.
A experiência é algo que é primordial para toda a vida, e não seria diferente em relação a educação, que é algo inerente da experiência, a experiência em si é algo muito amplo que atinge a vida de um individuo em todos os seus espectros e possui também um vasto significado. Porém aqui neste respectivo trabalho objetivasse a experiência na educação, no fazer, ou seja, na atividade prática que fundamenta a oficina de maquete oferecida pelo Museu Histórica Padre Carlos Weiss.
Sobre a oficina ela é a montagem do hospital da Companhia de Terras que foi o primeira edificação da cidade com a finalidade de prestar atendimento médico, e então nesta atividade, pretende-se alcançar que os alunos percebam

Relacionados