Oficio

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Tipos de oficio:
Finalidade: O ofício é tipo de correspondência externa muito usado, especialmente quando o destinatário é órgão público. Ele serve para "informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos, etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial finezae consideração, visto que é a forma padronizada de troca de informações dos órgãos públicos entre si e destes com particulares ou entidades privadas, desde que a informação tenha caráter institucional. Usado para comunicar ou solicitar algo, é um meio de comunicação exclusivamente externo, já que para o âmbito interno de uma organização existem o memorando e a comunicação interna, sendocaracterística do ofício, portanto, o intercâmbio.
       No que se refere aos assuntos tratados através de ofícios, a relação é ampla, sendo comum, contudo, que tratem de assuntos ordinários, isto é, rotineiros, cotidianos, caracterizando-se pela sua informatividade. Não obstante, devido ao fato de ser um documento oficial, deve ser entendido como um componente das relações burocráticas e hierárquicasexistentes no âmbito da administração pública, sendo marcado pela formalidade resultante de sua natureza jurídico-institucional.
       Escritos em papel timbrado, numerados e arquivados nas instituições emissoras e recebedoras, os ofícios traduzem e transparecem a autoridade e relevância da instituição que os emite, sendo assinados, geralmente, pela maior autoridade da instituição emissora, práticaque permaneceu inalterada desde os tempos do Brasil Colonial até os nossos dias.
O que é o ofício?O ofício serve para informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos, etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração.É quase queexclusivamente utilizado no serviço público, na comunicação entre chefias e com o público externo.
Modelo De Estruturação1.  Timbre (se houver)2.   Três espaços duplos 3.   (À esquerda) Número do ofício. (Na mesma linha, na posição centro-direita) Local e data 4.   Um espaço duplo5.   Epígrafe/Assunto6.   Dois espaços duplos 7.   Vocativo8.   Três espaços duplos 9.   Corpo do texto 10. Dois espaços duplos11. Fecho12. Três espaços duplos 13. Identificação do Signatário (Assinatura acima do nome, abaixo do qual aparece o cargo ou função)14. (Mais abaixo, à esquerda) Endereçamento: nome e cargo ou apenas o cargo do destinatário, endereço postal completo
Timbre Número do ofício Local e data Vocativo Corpo do texto Identificação do signatárioEndereçamento
Timbre Número do ofício Local e dataAssuntoCorpo do texto Fecho Identificação do signatárioEndereçamento
Partes Importantes do Ofício
VocativoO vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:Excelentíssimo Senhor Presidente da República,Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.Usa-se Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:a) do Poder Executivo;Presidente da República;Vice-Presidente da República;Ministros de Estado;Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;Oficiais-Generais das Forças Armadas;Embaixadores;Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;Secretários de Estado dos GovernosEstaduais;Prefeitos Municipais.b) do Poder Legislativo:Deputados Federais e Senadores;Ministro do Tribunal de Contas da União;Deputados Estaduais e Distritais;Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais;Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.c) do Poder Judiciário:Ministros dos Tribunais Superiores;Membros de Tribunais;Juízes;Auditores da Justiça Militar.
As demais autoridades serão tratadas com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oficio
  • Oficio
  • oficio
  • Oficio
  • oficio
  • oficio
  • Oficio
  • Ofício

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!